O descarte de medicamentos na compreensão de pessoas escolarizadas

Autores

  • Jaqueline Cabral Colégio de Aplicação, UFSC
  • Juliana Cardoso Coelho Colégio de Aplicação, UFSC

Resumo

Este trabalho está relacionado ao descarte de substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente como é o caso dos medicamentos. Meio ambiente é um tema discutido entre a população há muito tempo, porém, sem que esta observe mudanças e resultados positivos. O pressuposto desta pesquisa é que as pessoas, embora escolarizadas, não possuem um suporte apropriado de conhecimento em relação ao descarte de medicamentos. Um dos objetivos é, então, contribuir com o debate acerca da importância de se levar o assunto, descarte de substâncias químicas, para o cotidiano escolar, em todos os níveis de ensino. Outro objetivo é também considerar a formação dos alunos para que atuem como agentes que esclareçam a população (a começar por seus familiares) sobre a problemática ambiental quanto ao descarte de medicamentos. Um questionário foi aplicado em dois grupos distintos, sendo o primeiro constituído por quinze pessoas escolhidas aleatoriamente da UFSC, tendo em vista a conclusão do Ensino Médio. Já o segundo grupo foi formado por cinco calouros do curso de Farmácia da UFSC, cinco graduandos do mesmo curso e cinco profissionais da área (formados) que atuam em Florianópolis, Santa Catarina.  Os resultados apontam que o descarte de medicamentos ainda não é visto como um problema ambiental para a maioria das pessoas escolarizadas participantes desta pesquisa. Estes consideraram desconhecer o que fazer com seus medicamentos, deixando-os guardados em gavetas ou os descartando-os de forma incorreta. Espera-se, também, contribuir com a formação de pessoas mais esclarecidas e atuantes em relação aos problemas ambientais que assolam o nosso planeta.

 

Palavras-chave: Meio ambiente. Descarte de medicamentos. PIBIC-EM. 

Referências

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Descarte de medicamentos - responsabilidade compartilhada. Brasília, 2012. Disponível em: <http://189.28.128.179:8080/descartemedicamentos>. Acesso em: 28 maio 2012.

SESIFARMÁCIA. Programa Papa-Pílula: coleta de medicamentos vencidos. Joinville, [201-?]. Disponível em: <http://www.papapilula.com.br/>. Acesso em: 28 maio 2012.

UFSC. Colégio de aplicação estimula a pesquisa desde cedo. Florianópolis, 2012. Disponível em: <http://noticias.ufsc.br/2012/04/20/colegio-de-aplicacao-estimula-pesquisa-desde-cedo/>. Acesso em: 21 abr. 2012.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA