Protetor solar: um aliado na prevenção de efeitos causados pelos raios nocivos do sol

Autores

  • Caetano Sasia dos Santos Colégio de Aplicação, UFSC
  • Ana Karina Timbola Hobmeir Colégio de Aplicação, UFSC

Resumo

Os protetores solares são substâncias que protegem a pele contra a ação dos raios ultravioleta do Sol. Essas substâncias com proteção não eficazes provocam vermelhidão da pele. O objetivo principal deste trabalho é investigar se os professores de diferentes áreas de conhecimento do CA/UFSC conhecem as novas normas criadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a fabricação de protetores solares. Nesse sentido, os dados foram coletados através de questionário contendo questões de sondagem acerca da utilização de protetor solar, do horário de exposição ao Sol, do número do FPS utilizado e da preocupação com os efeitos de uma exposição ao Sol sem proteção; uma notícia para leitura: “Agência Nacional de Vigilância Sanitária cria normas para fabricação de protetor solar”, divulgada em 04 de junho de 2012 no Telejornal Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão na forma impressa e questões relacionadas à notícia. Os dados foram analisados através de gráficos. Posteriormente, com base nestes resultados, foi elaborado um guia prático de cuidados antes, durante e após a exposição ao Sol.

 

Palavras-chave: Protetor solar; Sol; Saúde.

Referências

ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home>. Acesso em: 20 jun. 2013.

______. Protetor solar ganha novas regras. 2012. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa

/sala+de+imprensa/assunto+de+interesse/noticias/protetor+solar+ganha+novas+regras>. Acesso em: 21 jun. 2013.

GLOBO. “Tomar Sol é fundamental para o corpo obter vitamina D, explica especialista” 2011. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/03/tomar-sol-e-fundamental-para-o-corp

o-obter-vitamina-d-explica-especialista.html>. Acesso em: 4 jul. 2013.

______. “ANVISA cria novas regras para fabricação de protetores solares” 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/06/anvisa-cria-novas-regras-para-fabricacao-de-protetores-solares.html>. Acesso em: 11 jun. 2013.

INMETRO. “Protetor Solar I”. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/protetorSolar.asp>. Acesso em: 4 jul. 2013a.

______. “Protetor Solar II”. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/protetorSolar2.asp>. Acesso em: 4 jul. 2013b.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA