A saga do imigrante nos contos “Brasília”, de Mário de Andrade e “Amizade é um campo sem fim”, de Moacyr Scliar

Autores

  • Beatriz da Costa Pereira Colégio de Aplicação, UFSC
  • Bruna Schiavini Hoepers Colégio de Aplicação, UFSC
  • Fernanda Müller Colégio de Aplicação, Pós-Graduação Profissional em Letras, UFSC

Resumo

Este trabalho investiga o papel do estrangeiro em contos da Literatura Brasileira Contemporânea. Para tanto, fizemos pesquisa bibliográfica, fichando e problematizando obras que abordam conceitos como os de não nacional e de imigrante. Com a ajuda desses estudos, propomos esse diálogo entre os contos “A amizade é um campo sem fim”, de Moacyr Scliar, e “Brasília”, de Mário de Andrade, ambos publicados no livro Histórias de imigrantes (Scipione, 2007).

 

Palavras-chave: Literatura Brasileira Contemporânea; Moacyr Scliar; Mário de Andrade.

Referências

ANDRADE, Mário. “Brasília”. In: OLIVEIRA, Nelson. Histórias de imigrantes. São Paulo: Scipione, 2007. P. 99-119.

ANDRADE, Mário. Biografia. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/ cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=488&sid=298>. Acesso em 23 de marco de 2012.

ANDRADE, Mário. Mário de Andrade. Disponível em <http://www.releituras.com/marioandrade _bio.asp>. Acesso em 1 ago 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

CAMMAROTA, Luciana. Imigrantes nas cidades no Brasil no século XX. São Paulo: Atual, 2007.

CORTÁZAR, Julio. “Alguns aspectos do conto.” In: _____. Valise de Cronópio. Tradução de Davi Arriguci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2006.

Judeus: Fugindo da miséria e querendo viver em paz. Disponível em: <http://riogrande.com.br/historia/colonizacao7.htm>. Acesso em 24 de junho de 2012.

KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Trad. de Maria Carlota Carvalho Gomes. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LESSER, Jeffrey. A negociação da identidade nacional. Trad. Patricia de Queiroz Carvalho Zimbres. São Paulo: UNESP, 2001.

MACHADO DE ASSIS. “Instinto de nacionalidade”. Machado de Assis: crítica, notícia da atual literatura brasileira. São Paulo: Agir, 1959.

MÜLLER, Fernanda. A literatura em exílio uma leitura de Lavoura arcaica, Relato de um certo oriente e Dois irmãos. 2011. 227p. Tese em Literatura, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Centro de Comunicação e Expressão- Universidade Federal de Santa Catarina.

SCLIAR, Moacyr. “A amizade é um campo sem fim”. Disponível em: OLIVEIRA, Nelson (Org.). Histórias de imigrantes. São Paulo: Scipione, 2007.

_______. A majestade do Xingu. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SCLIAR, Moacyr. Médico, Scliar publicou primeiro livro em 1971. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/873009-medico-scliar-publicou-primeiro-livro-em-1971-saiba-mais.shtml>. Acesso em 23 de março de 2012.

SCLIAR, Moacyr. Biografia de Moacyr Scliar. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias/moacyr-scliar.jhtm>. Acesso em 23 de março de 2012.

PIGLIA, Ricardo. Teses sobre o conto. Caderno Mais, Folha de São Paulo, 30 dez. 2001, p. 24.

Os fatos sobre Israel e o conflito no Oriente Médio. Disponível em <http://www.beth-shalom.com.br/artigos/fsicom03.html>. Acesso em 31 de agosto de 2012.

Por que os judeus são odiados? Disponível em: <http://www.thegreatcommandment.com/2009/11/por-que-os-judeus-sao-odiados.html>. Acesso em: 1 set. 2012.

SAID, Edward W. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Cia das Letras, 2003.

SAYAD, Abdelmalek. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Edusp, 1998.

SOARES, Angélica. Gêneros literários: São Paulo: Editora Ática, 1989.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA