Entre o julgamento da verdade, o julgamento de valores e o julgamento de espaços: um levantamento sobre a questão histórica e jurídica dos crimes sexuais em Florianópolis.

Autores

  • Thays Tonin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isadora Nunes Tavares Bacharel em Direito pelo CESUSC (2013). Graduanda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Luise Emanuele Rodrigues de Abreu Graduanda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Palavras-chave:

Gênero, Mulher, História e Direito, Julgamento, Crimes Sexuais

Resumo

Para pensar as relações de gênero, têm-se como um dos caminhos possíveis de análise discutir o papel da mulher na sociedade através do tempo, por uma perspectiva que problematize os direitos da mulher em diferentes contextos. A análise da conjuntura social permitirá problematizar a violência contra a mulher e porque se tolera tais comportamentos, inclusive e enquanto foco neste texto, em âmbito judicial. Decisões são tomadas não apenas com base no comportamento do ofensor, mas, como demonstraremos, da ofendida também. Para sua absolvição e condenação plena da culpa de seu ofensor, a mulher precisou mostrar-se casta e pura e obedecer a condutas sociais ditadas para ela. Este levantamento apresenta uma análise dos crimes sexuais com contra mulheres em Florianópolis, elencando as diferenças e semelhanças entre processos desde o início do século XX.

Biografia do Autor

Thays Tonin, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CAPES.

Isadora Nunes Tavares, Bacharel em Direito pelo CESUSC (2013). Graduanda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Bacharel em Direito pelo CESUSC (2013). Graduanda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista PIBIC.

Luise Emanuele Rodrigues de Abreu, Graduanda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduanda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Edição

Seção

Estudos