“Mudaram os penteados, mas a cabeça continua a mesma”: A manutenção dos ideais autoritários na obra Aleluia, Gretchen (1976).

Autores

  • Dandara Oliveira

Palavras-chave:

História, Cinema, Sylvio Back, Imigração, Ditadura

Resumo

A manutenção dos ideais autoritários em diferentes temporalidades é o principal tema do presente artigo. Para tanto será utilizado como fonte primária o filme Aleluia, Gretchen (1976) do diretor catarinense Sylvio Back. A película traça a trajetória de uma família de imigrantes alemães, que fugindo de regime Nazista, busca reorganizar sua vida no Brasil desde a sua chegada em 1939 (em um local inexato do sul do país) até o período contemporâneo a produção cinematográfica (1976). A partir de autores como Marc Ferro e Marcos Napolitano entende-se que o cinema como fonte histórica está sempre relacionado ao seu próprio contexto, sendo assim a análise da manutenção dos ideais autoritários consistira em identificar críticas a Ditadura Militar Brasileira através de um período específico da história do estado de Santa Catarina, concluindo que Aleluia, Gretchen é mais que um filme histórico, é uma obra contra as diversas formas de opressão.

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Publicado

2013-11-12

Edição

Seção

Estudos