v. 1 n. 1 (2021): REVISTA DE PESQUISA E PRÁTICA EM PSICOLOGIA

					Visualizar v. 1 n. 1 (2021): REVISTA DE PESQUISA E PRÁTICA EM PSICOLOGIA

Apresentação

     A preparação de profissionais cada vez mais capacitados a atuar de forma eficiente e eficaz é um desafio constante, principalmente para aqueles que têm a responsabilidade de formar novas gerações de profissionais em instituições de ensino. A discussão acerca da importância de preparação cada vez melhor dos novos profissionais tem singular destaque no contexto das novas diretrizes curriculares definidas para todos os cursos de nível superior no País.

     Uma das maneiras de possibilitar o aprendizado de formas de atuação profissional diz respeito à utilização de alguns recursos que possibilitam aproximação gradual e assistida do aluno à situações reais, que constituem alguns dos campos de atuação do psicólogo. O contato com uma situação concreta, com a riqueza de nuances e diversidade de elementos, constitui em uma condição ímpar para o aprendizado de comportamentos profissionais efetivos. Nesse contato, o estudante tem oportunidade de perceber não só os aspectos que são mais facilmente detectáveis, mas e, principalmente, a natureza das relações mais sutis que permeiam as interações humanas que sem o respaldo de um sólido conhecimento e, muitas vezes, de técnicas refinadas de observação e medida, dificilmente seriam possíveis serem percebidas.

     A partir desse contexto e, com essas considerações, que a disciplina de Prática e Pesquisa Orientada III do curso de graduação em Psicologia na UFSC tem como  objetivo de proporcionar ao aluno condições de desenvolver habilidades profissionais de coleta de dados em situações potenciais de intervenção do psicólogo e pesquisa, com rigor científico, por meio de observação direta do cotidiano das pessoas. 

     Em função da pandemia, que modificou o cotidiano habitual, muitas atividades que eram realizadas de forma presencial, passaram a ser executadas por meio de atividades online. No caso da educação, de forma prudente e, atendendo as recomendações dos protocolos científicos para evitar a disseminação da pandemia, as aulas na Universidade Federal de Santa Catarina, assim como em muitas outras instituições de ensino, nos seus diferentes níveis, passaram a ser realizadas de forma remota (online).  No caso específico da  disciplina de Prática e Pesquisa Orientada III do curso de graduação em Psicologia na UFSC, atividades de observação foram realizadas a partir de filmes, documentários e séries televisivas.

     No sentido de divulgar os excelentes trabalhos produzidos pelos discentes da disciplina do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina intitulada: Prática e Pesquisa Orientada III, é com grande satisfação que estamos lançando a Revista Pesquisa e Prática em Psicologia. Essa iniciativa já havia sido pensada durantes anos atrás e, por várias circunstâncias e motivos, ficava apenas no mundo das ideias. Mas agora, com persistência e determinação dos professores Mauro Vieira e Emílio Takase, além da inestimável colaboração da monitora Bárbara Lenzi Garcia e da estagiária de docência Tamires dos Santos, esse projeto finalmente está se materializando. 

     A Revista Pesquisa e Prática em Psicologia tem como objetivo ser um veículo de divulgação/difusão científica de pesquisa e ensino de Psicologia servindo de canal de comunicação entre os autores dos artigos e os leitores que querem conhecer um pouco mais sobre os fenômenos psicológicos investigados e analisados por meio da observação.

     Esperamos que apreciem os artigos que trazem análises reflexivas e críticas sobre diferentes temas na área da Psicologia a partir do enfoque observacional.

 

Atenciosamente, 

Prof. Dr. Mauro Luís Vieira

Prof. Dr. Emílio Takase

EDITORES RESPONSÁVEIS

Publicado: 2021-04-04

Artigos