A experiência do bullying por pessoas com deficiência no contexto escolar: Uma observação do filme Koe no Katachi

Autores

  • Alisson Antunes Coelho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruno Tavares Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ruan Schardosim de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thaís Duarte Moura Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O seguinte artigo tem como objetivo identificar e registrar categorias de comportamento associadas ao bullying contra deficientes no contexto escolar por meio da observação da animação Koe no Katachi. A educação inclusiva é um direito fundamental e por isso é importante compreender fenômenos que impedem sua implementação completa como o bullying, para que assim se possa impedir tais condições possibilitando uma educação inclusiva. A observação do filme foi feita utilizando a técnica de amostragem focal, sendo o sujeito observado a personagem Shoko, foram utilizadas técnicas mistas de registro variando entre o registro contínuo cursivo e o registro de evento, foi utilizado um protocolo de observação, demarcando sempre o objetivo, a data, minuto de início e fim, ambiente, descrição do sujeito, e as técnicas empregadas em cada caso, além do registro dos comportamentos seguidos pela produção analítica, visando os objetivos do presente trabalho, as cenas escolhidas para a observação estão presentes do minuto 4:24, até o minuto 17:00. Por meio da análise das cenas foi possível identificar a presença de barreiras comunicacionais e atitudinais  relacionadas a deficiência que impediam a inclusão plena da personagem, foi possível identificar que a instituição escolar contribui para a perpetuação dessas barreiras, por meio da negligência e despreparo dos professores, o que contribui com o comportamento de bullying observado nas mesmas cenas. 


Biografia do Autor

Alisson Antunes Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

Bruno Tavares Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

Ruan Schardosim de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

Thaís Duarte Moura, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

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Publicado

2021-04-04