Evasão escolar e jornada remota na pandemia

Autores

  • Marcelo Neri FGV EPGE
  • Manuel Camillo Osorio FGV Social.

Resumo

Propomos um indicador síntese que marca como um relógio as horas dedicadas por cada estudante potencial ao aprendizado à distância. Este indicador integra a questão discreta de estar ou não matriculado, com a marcação dos dias e das horas de fato empenhados no ensino remoto. O tempo para escola médio para o grupo de 6 a 15 anos em setembro de 2020 calculado a partir dos microdados da PNAD Covid foi de 2 horas e 22 minutos por dia útil, 40,9% inferior ao mínimo da Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDBE) de 4 horas/dia, baixo para padrões internacionais. Os alunos mais pobres, os da rede pública, aqueles em lugares mais remotos e em particular os mais novos foram os que mais perderam tempo para escola na pandemia. A falta de atividades escolares percebidas pelos estudantes é mais relacionada à inexistência de oferta por parte das redes escolares do que a problemas de demanda dos próprios alunos. Enquanto 12% dos estudantes de 6 a 15 anos não receberam materiais dos gestores educacionais e professores, apenas 2,7% não utilizaram os materiais que receberam por alguma razão pessoal. A falta de oferta de atividade escolar se dá por falta de envio de material por parte da rede de ensino, indo de 38,9% dos estudantes no Pará a 2,09% e 2,76% no Paraná e de Santa Catarina, respectivamente. Há um agravamento nas desigualdades regionais de educação no Brasil durante a pandemia, além de uma inversão da tendência ao crescimento e a equidade na acumulação de capital humano.

Referências

AZEVEDO, João Pedro. Learning Poverty: Measures and Simulations. Policy Research Working Paper No. 9446. World Bank, Washington, DC. Disponível em: http://hdl. handle.net/10986/34654, 2020.

AZEVEDO, J. P.; HASA, A.; GOLDEMBERG, D.; IQBAL, S. A.; MARTIJN, K. G. 2020. Simulating the Potential Impacts of COVID-19 School Closures on Schooling and Learning Outcomes: A Set of Global Estimates. World Bank Policy Research Paper 9284. 2020. Disponível em: https://doi. org/10.1596/1813-9450-9284. Acesso em: 20 abr. 2021.

BARROS, R. P. et al. Quanto custa não garantir o direito à educação para todos. Fundação Roberto Marinho; Insper, 2020.

COSTIN, Claudia. Recomendações para a volta às aulas. CEIPE – Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, Junho 2020.

CONCEIÇÃO, Claudio. Carta do Ibre. Conjuntura Economica. Março de 2021. Disponível em: https://ibre.fgv.br/blog-da-conjuntura-economica/artigos/carta-do-ibre-o-dificil-momento-do-brasil. Acesso em: 13 abr. 2021.

INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimentos e Percepções dos Professores Brasileiros nos Diferentes Estágios do Coronaviírus no Brasil. Agosto de 2020.

KUBOTA, Luis Claudio. Levantamento das Recomendações Para a Volta às Aulas em Tempos da Covid-19. Nota Técnica nº 74 – Diset, Ipea –, Agosto 2020.

MELNICK, H.; DARLING-HAMMOND, L. Reopening schools in the context of Covid-19: health and safety guidelines from other countries. Learning Policy Institute, 2020.

NASCIMENTO, P. A. M. et al. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2020.

NERI, Marcelo. Covid, Classes Econômicas e o Caminho do Meio: Crônica da Crise até Agosto de 2020. (Sumário Executivo), FGV Social, Rio de Janeiro, RJ – Outubro/2020.

NERI, Marcelo. Efeitos da pandemia sobre o mercado de trabalho brasileiro: Desigualdades, ingredientes trabalhistas e o papel da jornada. FGV Social, Rio de Janeiro, Setembro/2020.

NERI, Marcelo. Juventude e Trabalho: Qual foi o Impacto da Crise na Renda dos Jovens? E nos Nem-Nem? (Sumário Executivo), FGV Social, Rio de Janeiro, RJ – Novembro/2019.

NERI, M. C.; OSORIO, M.C. Bolsa Família, tempo na escola e motivações estudantis. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 53, p. 859-878, 2019.

OCDE. The Impact of Covid-19 on Education: Insights from Education at Glance 2020. Setembro 2020.

PAIM, J. H. Pacto federativo na educação e os desafios da educação brasileira e o SNE. In: Maria Helena Guimarães de Castro; Raphael Callou. (Org.). Educação em Pauta: uma agenda para o país. 1ed.Brasília: Organização de Estados Ibero-americanos, 2018.

PRATES, I.; GUICHENEY, H. Sem diretrizes para o ensino remoto e a volta às aulas, governo Federal repete na educação a tragédia da saúde. Milhões de crianças ficaram em casa sem atividades escolares e os mais pobres perderam até 50 dias letivos de aula. Boletim nº 22, Rede de Pesquisa Solidária, Agosto 2020.

REIMERS, F. M.; SCHLEICHER, A. Educação Interrompida, Educação Repensada – Como a pandemia do Covid19 está mudando a educação. Tradução para o português feita pelo CEIPE – Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, 2020.

ROSA, Leonardo. Perda de aprendizado durante a pandemia: Lições do fechamento de escolas em 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=p4hXvCZBTaA. 2021.

UNICEF et al. Suplemento do marco de ação e recomendações para reabertura das escolas: da Reabertura a recuperação. 2021.

UNITED NATIONS. Policy Brief: Education during COVID-19 and beyond. Agosto 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-27