Trajetória recente do setor industrial catarinense: uma análise com base nos dados de produção física

Autores

  • Felipe Wolk Teixeira Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
  • Fabiano Rodolfo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Palavras-chave:

PIB, Economia Catarinense, Setor Industrial, Arranjos Produtivos Locais.,

Resumo

O setor industrial tem grande influência na dinâmica econômica catarinense, uma vez que no ano de 2009 respondia por cerca de um terço do PIB estadual, cerca de 7% acima do correspondente nacional. O setor é composto por diversos segmentos representativos, por sua vez concentrados em aglomerações produtivas dispersas pelo território estadual. O estado conta com vários polos industriais de significativa importância, que formam arranjos produtivos bem definidos no âmbito regional e nacional. Em diversas regiões catarinenses pode ser destacada uma atividade econômica de grande importância para o estado. Isso não significa homogeneidade, havendo importante diferenciação em relação ao tipo de atividade predominante em cada região. 

Biografia do Autor

Felipe Wolk Teixeira, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Mestre em Economia pela UFSC. Analista do IBGE.

Fabiano Rodolfo, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Mestre em Economia pela UFSC. Tecnologista do IBGE.

Referências

GOULARTI FILHO, Alcides. Formação Econômica de Santa Catarina. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.

CÁRIO, S. A. F.; FERNANDES, R.L.. Indústria em Santa Catarina: processo de desindustrialização relativa e perda de dinamismo setorial. In: MATTEI, L. & LINS, H. N. (Org.). A socioeconomia catarinense: cenários e perspectivas no início do século XXI. Chapecó (SC): Editora Argos, 2010.

IBGE – Pesquisa Industrial Anual – Empresa ( PIA-E) 2009. Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/industria/pia/empresas/2009/defaultempresa.shtm. 2011a.

IBGE – Pesquisa Industrial Mensal – PIM-PF). Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/industria/pimpfregional/default.shtm. 2011b.

IBGE – Estatísticas do Cadastro Central de Empresas 2009. Disponível em http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/acervo/acervo2.asp?e=v&p=CL&z=t&o=12. 2010.

LINS, Hoyêdo N. Têxteis catarinenses nos anos 90. Atualidade Econômica, ano 12, n. 47. 2000.

MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Sistema Aliceweb. Disponível em http://aliceweb2.mdic.gov.br/. 2011.

OREIRO, José Luis. FEIJÓ, Carmem A. Desindustrialização: conceituação, causas,

efeitos e o caso brasileiro. Revista de economia política. V.30, n. 20. Abr/Jun 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-02