Impactos da pandemia sobre o setor industrial catarinense

Autores

Palavras-chave:

Brasil, Santa Catarina, Indústria, Impactos da Covid-19

Resumo

O principal objetivo do artigo foi analisar os impactos da COVID-19 sobre o desempenho da indústria catarinense, tomando-se como referência o comportamento da indústria nacional. Após breve discussão do processo de desindustrialização em curso no país, discute-se o desempenho da indústria brasileira na década de 2010 para, na sequência, analisar os impactos da COVID-19, tanto no Brasil como em Santa Catarina. De forma similar, o artigo concluiu que os setores produtivos de bens de capital e de bens de consumo duráveis foram os mais afetados e que a produção física acumulada no ano de 2020 continua negativa, tanto no Brasil como no estado de Santa Catarina, porém em níveis mais elevados no último caso.

Biografia do Autor

Lauro Mattei, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular do Curso de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da UFSC. Pesquisador do OPPA/CPDA/UFFRJ. Coordenador Geral do Necat/UFSC.

Matheus Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Economia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC)

Referências

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Mensal da Indústria (PIM), 2020.

_______. Pesquisa Mensal da Indústria – Produção Física Regional, 2020.

IEDI - Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. Carta IEDI, n. 42. Disponível em:. Acesso em: 17 nov. 2020.

OREIRO, J. L.; FEIJÓ, C. Desindustrialização: conceituação, causas, efeitos e o caso brasileiro. In: Revista de Economia Política, v. 30, n. 2, 2010.

OREIRO, J. L.; MARCONI, N. Teses equivocadas no debate sobre a desindustrialização e perda de competitividade da indústria brasileira. In: Revista NECAT, v. 3, n. 5, jan-jun/2014, p.24-48.

PALMA, J. G.. De-industrialization, premature de-industrialization and the Doutch Desease. In: Revista NECAT, v. 3, n. 5, jan-jun/2014, p. 7-23.

ROWTHORN, R.; RAMASWAMY, R. Growth, Trade, and Deindustrialization. IMF Staff Papers, vol.46, n.1, march 1999.

ZAGATO, L.; AUGUSTO, F. Chaebols, campeões nacionais e parasitas na Coreia do Sul. 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-27