Breves notas sobre a demografia na região da Grande Florianópolis na primeira década do século XXI

Autores

Palavras-chave:

demografia, políticas públicas, região de Florianópolis

Resumo

As transformações demográficas pelas quais passou o Brasil nas últimas décadas também tiveram reflexo em Santa Catarina. Nesse sentido, este trabalho discutirá as mudanças demográficas que ocorreram na Mesorregião da Grande Florianópolis no último intervalo intercensitário (2000-2010), sobretudo relacionadas ao processo de litoralização de Santa Catarina. Além de analisarmos os dados referentes à dimensão mesorregional, será abordado o tema das disparidades intraregional, que foi agravada pelo processo de metropolização do eixo Florianópolis-São José-Palhoça. A conclusão geral do trabalho é que é impossível compreender adequadamente os problemas demográficos da Grande Florianópolis de forma isolada. Por isso, recomenda-se a necessidade de políticas públicas que atinjam não apenas a mesorregião, mas também as regiões em que predominam os fatores de expulsão populacional

Biografia do Autor

Maicon Cláudio da Silva

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Lauro Mattei, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do curso de Graduação em Ciências Econômicas e de Pós-Graduação em Administração, ambos da UFSC

Referências

GOULART FILHO, A. Formação econômica de Santa Catarina. 2 ed. Florianópolis, Editora da UFSC, 2007. 473 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em:

. Acesso em: Julho 2013.

IPARDES-UNICAMP/IE/NESUR. Caracterização e tendências da rede urbana do Brasil: redes urbanas regionais: Sul. Brasília: IPEA, 2000. v. 6.

MIOTO, B. T. Aspectos gerais da demografia catarinense na primeira década do século XXI.

Revista NECAT, Ano 1, n. 1, 2012. Disponível em:<http://necat.ufsc.br/files/2013/01/Revista-NECAT-Ed1.pdf>. Acesso em: Fevereiro 2013.

MIOTO, B. T. Integração econômica e rede urbana em Santa Catarina: transformações no período da desconcentração produtiva regional (1970-2005). 2011. 139 p. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Econômico. Unicamp, Campinas.

MIOTO, B.T. Movimentos migratórios em Santa Catarina no limiar do século XXI. 2008. 85 p. Monografia de Graduação em Ciências Econômicas. UFSC, Florianópolis.

MIOTO, B. T; LINS, H. N.; MATTEI, L. A realidade demográfica de Santa Catarina na virada para o século XXI. In: MATTEI, L; LINS, H. N. (Orgs.). A socioeconomia catarinense: cenários e perspectivas no início do século XXI: Editora Argos, 2010, p. 283-321.

Downloads

Publicado

2020-11-26