Um comparativo populacional e de esforço produtivo para mensurar a dinâmica de desenvolvimento entre os municípios de Londrina (PR) e Joinville (SC) durante 2000 a 2009

Autores

  • Paulo Roberto Santana Borges UNESPAR/FECILCAM.
  • Fabiana Macedo Biondaro UNESPAR/FECILCAM

Palavras-chave:

Desenvolvimento Econômico, Análise Comparativa, Variáveis Econômicas

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o nível de desenvolvimento populacional e do esforço produtivo, entre os municípios de Londrina e Joinville. Os dados analisados em Joinville mostraram resultados mais significativos em relação à Londrina, com destaque populacional superior, população ativa, mercado de trabalho mais amplo, PIB, no setor industrial e no setor de serviços detém quase toda a participação econômica do PIB do município, as exportações e importações, são fundamentais para o desenvolvimento econômico de Joinville. A metodologia foi qualitativa e descritiva, com base em dados dos renomados Institutos de Pesquisas do Brasil. O município de Joinville apresentou-se o setor terciário mais diversificado e com melhores resultados econômico mostrou níveis de desenvolvimento econômico superior ao de Londrina.

 

Biografia do Autor

Paulo Roberto Santana Borges, UNESPAR/FECILCAM.

UNESPAR/FECILCAM.

Fabiana Macedo Biondaro, UNESPAR/FECILCAM

UNESPAR/FECILCAM

Referências

BOUDEVILLE, Jacques, R. Aménagement Du territorie et polarisation. Paris: M. Th. Génin, 1972.

BRASIL. Ministério da Indústria e Comércio Exterior, 2010.

BUARQUE, Sergio. C. Metodologia de Planejamento do Desenvolvimento Local Municipal Sustentável. Material para orientação técnica e treinamento de multiplicadores e técnicos em Planejamento local e municipal. Brasília, DF: IICA, 1999.

COMPANHIA Melhoramentos de Terras do Norte do Paraná. Colonização e desenvolvimento do Norte do Paraná 1975. ( Publicação comemorativa do cinqüentenário da CMNP).

CHENERY, Eles. Changement dês structures et politiques de developpement. Paris:

Econômica, 1981.

DUNCAN, Marcelo. Discussão e Compreensão das Àreas de Resultados propostas pelo Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais, 2004 – MDA.

FURTADO, Celso. Teoria e Política do desenvolvimento Econômico. São Paulo: Ed. Nacional, 1977.

FILHO, ALCIDES G. Formação econômica de santa Catarina. Florianópolis: Cidade futura, 2002.

FILHO, J. Amaral. Desenvolvimento Regional Endógeno em um Ambiente Federalista. In: 1996. Planejamento e Políticas Públicas, 1996.

IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2011

IPARDES: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, 2004.

IPARDES: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Banco de Dados 2011.

IPEA: Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada, 2007.

NORTH, Douglas C. (1955), “Location Theary and Regional Economic Growth”, in Journal of Political Economy.

PARANÁ. Secretaria da Fazenda do Estado Paraná, 2012.

POLÉSE, M (1998). Economia Regional e Urbana: a lógica espacial das transformações econômicas. Lisboa, APDR. REVISTA, Banco Mundial, 1991, p.57 Apud de Souza, Nali de Jesus de Desenvolvimento econômico/ 5.ed. São Paulo; Atlas, 2009.

PREFEITURA MUNICPAL DE JOINVILLE. Disponível: www.joinville.sc.gov.br. Acessado em 14 de dezembro de 2010.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA - IPPUL. Disponível: WWW.londrina.pr.gov.br Acessado em 14 de dezembro de 2011.

ROLIM, Cássio Federico C. Reestruturação produtiva, mundialização e novas territorialidades: um novo programa para os cursos de Economia regional e urbana,1982 Rio de Janeiro: CMDE, UFPR. Texto para discussão nº5, 1999.

SANTA CATARINA. Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina, 2012.

SEN, Amartya (2000). Desenvolvimento como liberdade – São Paulo: Companhia de letras.

SOUZA, Nali de Jesus. Desenvolvimento Econômico / Nali de Jesus – 5. Ed. Ver- São Paulo: Atlas, 2005.

_______, Nali de Jesus. O desenvolvimento polarizado e desequilíbrios regionais no Brasil, análise econômica. Porto Alegre UFRGS, ano 11, n.19, p 29-59, mar, 1993.

SCHUMPETER, J. Teoria do desenvolvimento econômico, São Paulo: Abril Cultural, 1985.

SHIKIDA, Pery Francisco Assis. (et. AL.) Uma análise econometrica preliminar das ofertas de açúcar e álcool Paranaenses. Revista de economia agrícola. São Paulo: IPEA / USP, 2007.

TOLOSA Hamilton C. Pólos de Crescimento: teoria e política econômica. In: Haddad, Paulo Roberto (ed). Planejamento Regional, métodos e aplicação ao caso brasileiro. Rio de Janeiro, 1972. P. 189-243.

VASQUEZ BARQUERO, A. Política Econômica Local, Madrid, Pirâmide, 1993.

VASQUEZ BARQUERO, A. Desenvolvimento endógeno em tempos de Globalização. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística, 2001.

VEIGA, Carlos Eduardo Lacerda. Modelo de gestão da união e o roteiro de elaboração do PPA, para municípios, Brasília, Ministério do Planejamento, Orçamento e Investimentos Estratégicos, 2005.

Downloads

Publicado

2020-11-25