Vitivinicultura: uma análise a partir dos países produtores

Autores

  • Reney Dorow Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
  • Rosemary Barbosa de Melo
  • Márcia Mondardo Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
  • Glaucia de Almeida Padrão Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
  • Jean Philippe Palma Revillion Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Consumo, Alimentos, Demanda.

Resumo

A vitivinicultura é uma das principais atividades do agronegócio mundial, e cada vez mais vem se fazendo presente no cenário produtivo em diferentes regiões, caracterizadas por diferentes latitudes e altitudes, na busca permanente de diferenciais para marcar e diferenciar seu status produtivo. Além dos desafios presentes, como a busca de novos terroirs, o empreendedorismo vitivinícola nas novas regiões produtoras auxilia na geração de emprego e renda em localidades específicas, comumente não preferenciais para ocupação do homem, auxiliando na economia regional. Em que pese a tradição dos principais países produtores e consumidores, berço das mais renomadas castas de Vitis vinifera produzidas na atualidade, o Velho Mundo do Vinho vem abrindo espaço para um proeminente Novo Mundo do Vinho, superando desafios e aspectos que determinam os investimentos nesse setor. O hemisfério sul um berçário de novos empreendimentos e tendo como um dos seus determinantes mais significativos o potencial consumo de um país ou região. Este trabalho tem como objetivo indicar uma equação para predizer o consumo per capita de vinho nos principais países produtores. Para isso, foram feitas análises estatísticas para identificar a influência das variáveis: renda per capita, escolaridade, expectativa de vida no consumo per capita. Verificou-se que a variável que mais influencia e que mais explica a variação da variável consumo per capita é a renda per capita. Essa observação permite traçar estratégias voltadas tanto ao setor privado, ordenando da melhor forma a inversão de capital, como ao setor público, que possa auxiliar na promoção dessa área do agronegócio, potencializando recursos e colaborando no desenvolvimento regional.

 

Biografia do Autor

Reney Dorow, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios CEPAN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Rosemary Barbosa de Melo

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios CEPAN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS

Márcia Mondardo, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Mestre em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (USP). Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Glaucia de Almeida Padrão, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Jean Philippe Palma Revillion, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (CEPAN/UFRGS)

Referências

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Publicado

2020-11-11