Uma análise dos determinantes do trabalho infantil no estado de Santa Catarina

Autores

  • Talita de Souza Mota
  • Marco Antonio Jorge Universidade Federal do Sergipe
  • Christiane Senhorinha Soares Campos Universidade Federal do Sergipe

Palavras-chave:

Trabalho Infantil, Análise Multivariada de Dados, Santa Catarina

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar a interrelação entre o trabalho infantil e seus determinantes no estado de Santa Catarina. Adotou-se a hipótese de que crianças e adolescente são conduzidas ao trabalho infantil devido à condição de pobreza de suas famílias, bem como pela estrutura familiar presente em seus domicílios onde predomina a baixa escolaridade dos responsáveis e nos quais vem crescendo a chefia feminina. Para tanto, o estudo foi dividido em três seções, além da introdução. Na primeira delas apresentam-se as definições de trabalho infantil e o referencial teórico relacionado ao debate atual acerca do trabalho infantil, seus principais determinantes e a influência que cada um exerce sobre o trabalho precoce. A segunda seção descreve a estratégia empírica, na qual explica-se a construção do modelo, realiza-se uma breve análise descritiva da variável dependente, explicitam-se os procedimentos metodológicos e, por fim, analisam-se os resultados obtidos. A análise empírica foi realizada com o emprego da análise de componentes principais e, posteriormente, do modelo de regressão linear múltipla. Por fim, a última seção elenca as considerações finais, dentre as quais a de que, no geral, os resultados refutam parte das hipóteses adotadas no presente trabalho.

Biografia do Autor

Talita de Souza Mota

Graduada em Economia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS

Marco Antonio Jorge, Universidade Federal do Sergipe

Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP e Professor do Departamento de Economia – UFS

Christiane Senhorinha Soares Campos, Universidade Federal do Sergipe

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Professora do Departamento de Economia – UFS

Referências

BRASIL, MEC - Ministério da Educação. ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Ministério da Educação, 2005.

BRASIL, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. O impacto do trabalho precoce na vida de crianças e adolescentes: aspectos da saúde física e mental, cultural e econômico. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2002. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BCB2790012BD5176A277C89/pub_541.pdf>. Acesso em 14 de março de 2015.

BRASIL, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente. 2º ed. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Inspeção do Trabalho, 2011.

CAMPOS, C. S. S. A face feminina da pobreza em meio a riqueza do agronegócio: trabalho e pobreza das mulheres em territórios do agronegócio no Brasil: o caso de Cruz Alta/RS. Buenos Aires. CLACSO. 2011. Disponível em: <http://bvsde.org.ni/clacso/publicaciones/A%20face%20feminina%20da%20pobreza.pdf> Acesso em 22 de fevereiro de 2015.

CODES, A. L. M.. A Trajetória do Pensamento Científico sobre Pobreza: Em direção a uma visão complexa. IPEA, Texto para discussão nº 1332. Brasília. 2008. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_1332.pdf> Acesso em 8 de

março de 2015

HAIR JR., F. F., ANDERSON, R. E., TATHAN, R. L., BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

JORGE, M. A. Capacidade de absorção e qualidade do emprego no setor de serviços.

Tese (Doutorado em Economia de Empresas). EAESP/FGV. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

Downloads

Publicado

2020-11-06