Emprego e desemprego em tempos de crise econômica e de reforma trabalhista

Autores

Resumo

A Revista NECAT procura estimular o debate sobre temas e assuntos pertinentes ao desenvolvimento socioeconômico catarinense, por entender que, enquanto universidade pública, temos um papel a cumprir junto à sociedade catarinense. Dando continuidade a essa missão, estamos disponibilizando o presente número, cujo foco destaca a temática do emprego e do desemprego no Brasil e em Santa Catarina.

Biografia do Autor

Lauro Mattei, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Curso de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da UFSC

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do Mundo do Trabalho. 4ª ed., São Paulo: Cortez, 1997.

BALTAR, Paulo; LEONE, E. O mercado de trabalho no Brasil na recessão de 2015-2016. In: MORETTO, Amilton José et al (org.). As transformações no mundo do trabalho e o sistema público de emprego como instrumento de inclusão social. Fortaleza (CE): Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, 2018.

CARDOSO, José Álvaro de Lima. Reestruturação produtiva e mudanças no mundo do trabalho: um olhar sobre os setores têxtil e alimentício em Santa Catarina. Tubarão: Studium, 2004.

COUTINHO, Luciano. A terceira revolução industrial e Tecnológica: as grandes tendências de mudança. Revista Economia e Sociedade, n.1, ago. 1992.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança de cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Diversos anos. Disponível em: http://www.ibge.org.br/pnad. Acesso em janeiro e fevereiro de

POCHMANN, Marcio. O trabalho sob fogo cruzado: exclusão, desemprego e precarização no final do século. São Paulo: Contexto, 2002.

_________________. Recessão e mercado de trabalho no Brasil. In: MORETTO, Amilton José et al (org.). As transformações no mundo do trabalho e o sistema

público de emprego como instrumento de inclusão social. Fortaleza (CE): Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, 2018.

Downloads

Publicado

2018-06-30