Imperialismo em América Latina: contribuições de Mariátegui e Zavaleta

Autores

  • Aline Recalcatti de Andrade

Resumo

O imperialismo estadunidense na América Latina se desenvolveu e adotou diversas formas ao longo das décadas. Para uma compreensão mais ampla deste fenômeno busca-se analisar o pensamento de dois marxistas fundamentais do pensamento latinoamericano, que viveram em diferentes épocas e possuem algumas semelhanças em seu trabalho: René Zavaleta e José Carlos Mariátegui. A importância desses autores para o estudo do imperialismo ocorre pelo fato de entender a relação estrutural da constituição do Estado sobre formações sociais heterogêneas, no caso de Zavaleta, e, em Mariátegui, por abordar a questão indígena, pensando sobre como esses fatores afetam a influência imperialista em suas regiões. Tal análise busca aportes que podem ser úteis na compreensão do imperialismo sobre sua forma atual para pensar os processos que ocorreram nos últimos anos, como o caso do golpe de Estado na Bolívia em 2019, no qual não teria sido possível sem a postura imperial estadunidense.

Referências

IANNI, Octavio. Imperialismo na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1974.

LENIN, V. I. Imperialismo, fase superior do capitalismo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

LÓPEZ, Emiliano. Introdução: Uma caixa de ferramentas para fechar as nossas veias. In: LÓPEZ, Emiliano (org). As veias do sul continuam abertas: debates sobre o imperialismo do nosso tempo. São Paulo: Expressão Popular. 2020. p. 7-12.

MAGALHÃES LEITE, Leonardo de. Sobre as teorias do imperialismo contemporâneo: uma leitura crítica. Economia e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 2 (51), p. 507-534, ago. 2014.

MARIÁTEGUI, José Carlos. Ideologia y política. Lima: Editora Amauta, 1986.

MARIÁTEGUI, José Carlos. Ponto de vista antiimperialista. Novos Rumos. Marília, n. 18/19 (5), p.64-66. 1990.

MAZZEO, Miguel. Invitación al descubrimiento: José Carlos Mariátegui y el socialismo de

Nuestra América. Buenos Aires: El Colectivo, 2008.

PIES DIEZ, Nayla. El antiimperialismo y el "problema de las razas" en el pensamiento de José Carlos Mariátegui. Questión, La Plata, no. 34, p. 33- 45. 2012.

PRASHAD, Vijay. Balas de Washington: Uma história da CIA, golpes e assassinatos. São Paulo: Expressão Popular. 2020.

RODRIGUES DE ALMEIDA, Lúcio F. Nacionalismo e antiimperialismo em um texto de Mariátegui. Lutas Sociais, São Paulo, n. 24, p. 152-162. 2010.

TAPIA, Luis. Prólogo. In: ZAVALETA, René. La autodeterminación de las masas.

Bogotá: Siglo del Hombre, 2009. p. 9-29.

ZAVALETA, René. La autodeterminación de las masas. Bogotá: Siglo del Hombre, 2009.

Downloads

Publicado

2021-10-07

Edição

Seção

Artigos