O desenvolvimento histórico da educação ambiental brasileira: apontamentos e desafios para a educação ambiental historicamente necessária

Autores

  • Bruno Wilwert Tomio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)
  • Cloves Alexandre de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em expor uma revisão teórica da gênese e marcos históricos da formalização e desenvolvimento institucional da educação ambiental brasileira para, a partir de tal revisão, apontar e fomentar o debate a respeito de uma educação ambiental historicamente necessária perante as profundas contradições e desafios ambientais da realidade nacional brasileira. Este artigo, que é fração de um estudo efetuado no âmbito do projeto Conhecer Pedalando, utilizou-se de critérios do método e pensamento crítico-dialético para a melhor compreensão e, consequentemente, para o melhor enfrentamento às transformações e contradições da dinâmica real de tal campo educacional e ideológico que vem se desenvolvendo institucionalmente no país desde a década de 1970. A partir do estudo de alguns dos avanços e contradições do desenvolvimento da educação ambiental brasileira, encontram-se poucos motivos para a conivência com o nível e impacto da práxis real das propostas, políticas, e práticas de educação ambiental na sociedade brasileira. Diante do exposto, o texto propõe e estimula a pensar e concretizar uma educação ambiental nacional emancipatória como a educação ambiental historicamente necessária frente aos dilemas e desafios ambientais do povo e nação brasileira perante as contradições do subdesenvolvimento e do caráter dependente do capitalismo brasileiro.

Biografia do Autor

Bruno Wilwert Tomio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Professor da rede estadual de ensino de Santa Catarina; Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Candido Mendes; Licenciatura plena em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau; Bacharel em Educação Física também pela Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência em Educação Ambiental, Educação Física e Educação escolar, com ênfase em Educação Ambiental, Práticas Corporais de Aventura, Epistemologia. Realiza várias práxis educacionais por meio do projeto de educação ambiental crítica de sua criação, o Conhecer Pedalando. É militante pela Revolução Brasileira.

Cloves Alexandre de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Licenciado e Doutor em Geografia. Professor EBTT no Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau. Atua no Ensino Médio Integrado e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Gestão, Políticas e História da Educação Profissional e Tecnológica (GPHEPT).

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2021-10-07

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Artigos