Os Estados Unidos e a diplomacia das balas

Autores

Resumo

Trata-se da resenha da obra “Balas de Washington: uma história da CIA, golpes e assassinatos”, de Vijay Prashad. Nela, seu autor expõe a natureza da prática diplomática norte-americana no mundo, pautada pelo recurso à ameaça e à violência. Ao longo do pós-segunda guerra mundial os Estados Unidos não pouparam esforços a fim de ampliar e disseminar territorialmente seu poder militar, submetendo boa parte do globo ao seu projeto imperialista com vistas à espoliação de recursos naturais, especialmente energéticos. A América Latina não esteve imune a essa ofensiva, tendo sido palco de diversos golpes políticos que contaram com a participação dos Estados Unidos. O livro foi prefaciado por Evo Morales, ex-presidente da Bolívia e cuja saída do governo em 2019 se deu a partir de um golpe com o envolvimento direto da Organização dos Estados Americanos, a OEA.

Biografia do Autor

Glauber Lopes Xavier, Universidade Estadual de Goiás

Economista. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Realizou estágio de pós-doutorado no CPDA/UFRRJ. Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás, atuando no curso de Ciências Econômicas e no PPG TECCER. Conduz pesquisas sobre a economia política do capitalismo periférico. 

Referências

PRASHAD, Vijay. Balas de Washington: uma história da CIA, golpes e assassinatos. São Paulo: Expressão Popular, 2020. 167 p.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Resenhas