Estado & Superexploração do trabalho no capitalismo contemporâneo: A atualidade da Teoria Marxista da Dependência (TMD) - Entrevista com Dr. Jaime Sebastián Osorio Urbina

Autores

Resumo

A presente entrevista com o professor Dr. Jaime Sebastián Osorio Urbina, foi realizada entre os meses de março e abril de 2020. O professor Jaime Osorio é vinculado à Universidade Autônoma Metropolitana – Xochimilco (UAM-X) e ao programa de Pós-Graduação em Estudos Latino-Americanos da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam). A entrevista abordou questões relativas à atualidade da Teoria Marxista da Dependência (TMD), com destaque para as discussões sobre a superexploração da força de trabalho, padrão de reprodução do capital, Estado e racismo no capitalismo dependente. Ao longo do presente material, julgamos necessário realizar uma breve apresentação com o estabelecimento de aspectos biográficos acerca do nosso entrevistado, destacando algumas das suas principais publicações (entre livros e artigos). Ademais, trabalhamos na inserção de notas e referências bibliográficas para que sejam auxiliares no aprofundamento dos estudos em torno da TMD.

Palavras chave: Estado, Superexploração do trabalho, padrão de reprodução do capital.

Biografia do Autor

Mario Soares Neto

Advogado, Professor e Pesquisador. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia - FDUFBA. Coordenador do Curso Marxismo e Pan-Africanismo: Introdução à História da África e da Diáspora Africana. Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia – PPGD/UFBA.

Downloads

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Entrevistas