Tragédia, afeto e realismo em Jorge Amado: das brumas em Mar Morto às intersecções de classe e gênero

Autores

  • Bruno Guilherme Hatschebach UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE campus Cascavel
  • Aparecida Favoreto UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE campus Cascavel

Resumo

Buscamos por meio desse artigo deitar nosso olhar à obra Mar Morto (AMADO, 2008), com o intuito premente de investigarmos as intersecções de classe e gênero na tematização amadiana sobre o feminino, particularmente nas personagens Lívia e Rosa Palmeirão, enquanto estas antecipam tendências no interior da produção amadiana. Tragédia do protagonista Gumercindo, companheiro de Lívia, a obra apresenta por meio do afeto em primeiro plano, uma tessitura realista no interior da cosmovisão do romance. Ressaltamos em particular o desfecho épico da obra, qual sorte o Paquete – saveiro de Guma – é herdado por seu filho por meio de sua mãe biológica e, expressando uma crítica à maternidade compulsória, nos cuidados e afetos providos pela avô social, Rosa Palmeirão. Buscamos, sobremaneira, cotejar a produção de Heleieth Iara B. Saffioti (1976; 1987; 1992) sobre o feminino e a produção marxiana originária (2006; 2009; 2010) com a obra em evidência, traduzindo em termos estéticos as tendências expressas na obra de Jorge Amado.

 

Palavras chave: Classe e gênero, Sociedade, Literatura.

Biografia do Autor

Bruno Guilherme Hatschebach, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE campus Cascavel

Discente pesquisador da licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – campus Cascavel. Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação, atualmente desenvolve a pesquisa: Da subserviência às transgressões: uma análise histórica da obra de Jorge Amado, vinculada ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Aparecida Favoreto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE campus Cascavel

Pesquisadora e professora do Mestrado em Educação e da licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – campus Cascavel. Graduada em História (UEM), Mestre em Educação (UEM), Doutora em Educação (UFPR). Membro e Líder do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação. Desenvolve pesquisa no campo da História da Educação brasileira.

Downloads

Publicado

2018-10-25

Edição

Seção

Artigos