Análise da crise da Ucrânia em 2014 na cobertura web da teleSUR

Autores

  • Domingos Alves de Almeida Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Ana Laura Coelho da Silva Heck
  • Julie Lemos Bohorquez
  • Karen Johanna Bombón Pozo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma repercutiu na mídia a atuação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no movimento de anexação da província da Criméia (Ucrânia) pela Rússia em 2014. Considerando esse, um acontecimento marcante nas Relações Internacionais, uma vez que se tem novamente, depois de mais de 20 anos, os protagonistas da Guerra Fria (EUA e Rússia) na linha de frente e em lados opostos de um conflito. A atuação da OTAN é fundamentada a partir da perspectiva e reflexões da teoria Realista e teoria do Poder das Relações Internacionais. Assim, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, levantamento e análise documental e Análise do Discurso (AD), que será aplicada à cobertura web da emissora teleSUR, afim de entender a repercussão da interferência da OTAN no conflito.

 

Palavras chave: OTAN, Relações Internacionais, Criméia, teleSUR.

Biografia do Autor

Domingos Alves de Almeida, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestre em Integração Contemporânea da América Latina ­- ICAL e Especialista em Relações Internacionais Contemporâneas - RIC, ambos pelo Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política - ILAESP, da Universidade Federal da Integração Latino-­Americana - UNILA. Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Imperatriz, com período sanduíche em Comunicación na Universidad Anáhuac Cancún - UAC (México).

Ana Laura Coelho da Silva Heck

Assistente Social pela Uniamérica. Especialista em Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Julie Lemos Bohorquez

Cineasta, Especialista em Relações Internacionais Contemporâneas e mestranda em Integração Contemporânea da América Latina ­- ICAL na Unila

Karen Johanna Bombón Pozo

Internacionalista, Especialista em Relações Internacionais Contemporâneas e Mestra em Integração Contemporânea da América Latina ­- ICAL na Unila

Downloads

Publicado

2019-02-28

Edição

Seção

Artigos