O mecanismo da superexploração da força de trabalho e a crise estrutural do capital

Autores

  • Maria Goreti Juvencio Sobrinho Sistema de Ensino de Pós Graduação e de 2ª Licenciatura– IMEP Educacional (2017)

Resumo

Em face das sucessivas ofensivas que a autocracia burguesa vem impondo ao trabalho no Brasil, como as reformas trabalhista e previdenciária, a fim de subtrair, ainda mais, da classe trabalhadora as suas condições mínimas de sobrevivência e transformá-las em fundo de acumulação do capital, é oportuna a retomada de algumas teses do cientista social brasileiro Ruy Mauro Marini (1932-1997. O presente artigo aborda especialmente o fundamento da economia dependente/subordinada e as implicações da globalização do capital sobre o trabalho, segundo Marini. Ao final do texto, sugere-se uma aproximação entre a tese desse autor sobre a extensão da superexploração da força de trabalho aos países centrais e a de I. Mészáros relativa à equalização, para baixo, das taxas diferenciais de exploração. 

 

Palavras-chave: Economia dependente/subordinada, Superexploração da força de trabalho, Capital, Crise estrutural, Globalização.

Biografia do Autor

Maria Goreti Juvencio Sobrinho, Sistema de Ensino de Pós Graduação e de 2ª Licenciatura– IMEP Educacional (2017)

Doutora em ciências sociais, na área de concentração relações internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012); mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2003)? graduada em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1991). Área de atuação: marxismo, pensamento social brasileiro, política externa, realidade socioeconômica brasileira, ciência política e sociologia.

Desde 1992, atua na área educacional universitária, como docente, pesquisadora e coordenadora de centro de pesquisa científica. Professora da Faculdade Cásper Líbero (1996-2014). Editora da Revista Communicare (2010-2013) (FCL), membro do conselho científico Cadernos de Ciências Sociais, Centro Universitário Fundação Santo André – CUFSA (2010-2017) e professora convidada do Sistema de Ensino de Pós Graduação e de 2ª Licenciatura– IMEP Educacional (2017).

Downloads

Publicado

2017-12-23

Edição

Seção

Artigos