Consciência de classe proletária potencial e professores da educação básica: relatos e possíveis relações

Autores

  • Juliana Tiburcio Silveira-Fossaluzza Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-SP - FCL - UNESP
  • José Luís Vieira de Almeida Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE - UNESP, campus de São José do Rio Preto-SP e Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-SP - FCL-UNESP.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal relacionar os relatos de duas professoras-proletárias que realizam suas práxis no ensino público do Estado de São Paulo, Brasil, e a possibilidade de desenvolvimento de uma consciência de classe proletária potencial. Os pressupostos teórico-metodológicos que subsidiaram nossa análise estão baseados na perspectiva da tradição marxista, e no método do materialismo histórico-dialético. Partir e retornar ao real de modo mais complexo, tendo como fio condutor de nossa análise, o trabalho. Este estudo não só denuncia parte das condições precárias em que muitos docentes da Educação Básica realizam suas atividades, mas também aponta para a necessidade de união do proletariado contemporâneo, para o desenvolvimento de sua ação e consciência de classe a fim de se contrapor e superar as estratégias reprodutivas impostas pelo capital à sociedade. Além disso, este trabalho nos despertou para outra curiosidade epistemológica: a de verificar em que medida a realidade particular retratada neste estudo também poderá se repetir em outros países da América Latina.

 

Palavras-chave: Consciência de classe proletária potencial. Consciência de classe em si e para si. Professor da Educação Básica. Proletariado. 

Biografia do Autor

Juliana Tiburcio Silveira-Fossaluzza, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-SP - FCL - UNESP

Doutora em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-SP - FCL - UNESP. Realiza pesquisa na área de Fundamentos da Educação, tem como objeto de estudo a memória-trabalho e política de professores da Educação Básica e a categoria consciência de classe proletária potencial. Possui experiência na Educação Básica e como docente no Ensino Superior público. Atualmente, é professora no Centro Universitário do Norte Paulista - UNORP, em São José do Rio Preto-SP.

José Luís Vieira de Almeida, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE - UNESP, campus de São José do Rio Preto-SP e Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-SP - FCL-UNESP.

Atuou como educador de rua, em Ribeirão Preto SP, entre os anos de 1975 e 1980, e como Assistente Técnico da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor do Estado de São Paulo, nos anos de 1983 e 1984. É mestre em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1988), e doutor em Educação, pela Universidade de São Paulo USP (1997). É professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , Campus de São José do Rio Preto, desde dezembro de 1991. É também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Campus de Araraquara, da mesma Universidade. Foi professor titular na Universidade Nove de Julho, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação, nos períodos de 2000 a 2002 e 2004 a 2010. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ontologia do Ser Social GREOSS e faz parte do grupo Formação Docente e Práticas Educativas. Nos últimos 15 anos, investiga a relação entre a Ontologia do Ser Social, Ensino e a Educação, com ênfase na crítica da escola burguesa e no exame da mediação no âmbito da Educação e Ensino, sobretudo a escolar.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Edição

Seção

Artigos