A Revolução Cidadã: o governo Rafael Correa e os movimentos sociais no Equador

Autores

  • Gustavo Menon PUC-SP

Resumo

O presente artigo pretende analisar a participação dos movimentos sociais no governo Rafael Correa (2007-2012).  Com uma proposta de governo claramente antineoliberal, o Equador passa hoje por um conjunto transformações bastante significativas.

A maior participação do Estado como controlador do mercado petrolífero; a contestação da dívida pública (interna e externa); a crítica à dolarização na economia; o alinhamento da política externa com o bloco chavista, juntamente com a proclamação de uma nova constituição, são apenas alguns aspectos de caracterizam o atual governo.

Mas quem seriam os agentes por de trás dessas transformações? Quais são as bases de sustentação de um governo que passou recentemente por uma tentativa de golpe?

Biografia do Autor

Gustavo Menon, PUC-SP

Gustavo Menon, docente na Faculdade de Ciências em Guarulhos - FACIG. Mestrando em Ciências Politicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Núcleo de Pesquisas Tecnologias da PUC-SP (NPT-PUC/SP).

Publicado

2012-08-24

Edição

Seção

Artigos