Outras estórias haitianas: Educação, Resistência e Esperança no mais desconhecido dos países latino-americanos

Autores

  • Pâmela Marconatto Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós-Graduação em Educação

Resumo

O título do presente artigo refere-se às estórias haitianas que, apesar do terremoto de 2010 e da ampla e inesperada cobertura midiática que suscitou ao desconhecido país caribenho, continuam distantes dos brasileiros e dos demais países latino-americanos, seus vizinhos. Tais estórias foram em parte vivenciadas pela autora, que, portanto, oferece aqui seu testemunho, e em parte colhidas nos raríssimos trabalhos acadêmicos e relatórios institucionais destinados à educação haitiana. Assim, O trabalho proposto tem uma estética híbrida: é testemunho de viagem atravessado por elaborações poéticas e aprofundado por referências teóricas essencialmente caribenhas. Entretanto, sua ética é uma e bem definida: contar um Haiti pouco conhecido, menos espetacularizado e, por isso mesmo, mais complexo e mais humano. É nessa moldura que se insere uma análise sobre a educação no país – do ensino básico ao superior – e suas estórias de resistência e esperança.

Biografia do Autor

Pâmela Marconatto Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós-Graduação em Educação

É graduada em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Integração Latino-Americana pela mesma instituição. Atualmente, cursa mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2012-08-24

Edição

Seção

Artigos