Soft power no império português: um estudo sobre a conquista do Brasil.

Autores

  • Alexandre Andrade Alvarenga Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI-UFRJ)

Resumo

O objetivo desse trabalho foi demonstrar que, por mais que a guerra e o poder bélico dos estados sejam recursos de poder inquestionáveis dentro do Sistema Internacional e da Economia Mundial, os recursos de poder brando, ou soft power, também devem ser considerados na formação de qualquer poder internacional e hegemônico. Nesse sentido, o presente trabalho se dispõe a investigar o passado, mais especificamente a formação do Império Ultramarino Português e a conquista do Brasil no século XVI e XVII, para provar que sem esses recursos seria inviável o sucesso do empreendimento português. 

Biografia do Autor

Alexandre Andrade Alvarenga, Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI-UFRJ)

Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI-UFRJ). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Vila Velha (UVV). Desenvolve estudos na área de Integração Regional, América Latina e Geopolítica Energética.

Publicado

2015-09-18

Edição

Seção

Artigos