Ditadura civil-militar e os 50 anos do caso das mãos amarradas: Episódio infeliz da História Brasileira

Autores

  • Carolina Ângelo Montolli
  • Carla Fernanda da Cruz

Resumo

Este artigo busca um resgate histórico ao tratar as memórias da repressão política ocorrida no Brasil no período compreendido entre 1964 e 1985, conhecido como Ditadura Civil-Militar. Tal estudo é fundamental para se evitar que horrores ocorridos no passado venham a se repetir. Não é fácil avaliar o modo pelo qual a História e o Direito têm sido utilizados em prol dos avanços sociais no Brasil. Nesse sentido, buscou-se uma análise da história brasileira, tendo como foco a ditadura civil-militar e, mais especificamente, o episódio que se tornou conhecido como “Caso das Mãos Amarradas”.

Biografia do Autor

Carolina Ângelo Montolli

Pós-doutorado em Direito Penal e Garantias Constitucionais. Doutora em Direito Público. Instrutora da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Professora da Academia do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. Professora do Centro Universitário uni-bh, Faculdade Pitágoras e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.  Advogada Criminal Militar.  Vice-Presidente da Comissão de Direito Militar da OAB/MG. Currículo Lattes: <http://lattes.cnpq.br/9606423021395978>.

Carla Fernanda da Cruz

Especializanda do curso de pós-graduação (Lato-sensu) em Direito Penal Militar e Processo Penal Militar pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da Academia da Polícia Militar de Minas Gerais. Especialista em Ciências Penais pelo Instituto de Educação Continuada - IEC, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Graduada em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Currículo Lattes: <http://lattes.cnpq.br/8722066632491457>.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Edição

Seção

Artigos