O suicídio no Brasil: Um desafio às Ciências Sociais

Autores

  • Letícia Núñez Almeida Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteiras - Lepif; Universidade Federal do Pampa - Unipampa.
  • Jennifer Silva
  • Agnes Félix
  • Rafael Augusto Masson Rocha

Resumo

Mesmo sendo um tema clássico das ciências sociais, o Suicídio tem sido negligenciado como objeto de estudos sociológicos, acredita-se que isso se deve à complexidade epistemológica inerente à essa temática, a qual exige uma arquitetura metodológica multidisciplinar, desafiadora de paradigmas. Nesse sentido, o presente estudo visa apresentar a relevância acadêmica de se desenvolver pesquisas sobre as mortes por Suicídios no Brasil. Para tanto, é apresentado um percurso quanti-qualitativo na qual são analisados os dados de mortalidade no Brasil em diálogo com uma revisão teórica das principais produções acadêmicas sobre o assunto. A pesquisa desenvolve-se até chegar aos possíveis desafios à abordagem do tema, onde são apresentadas algumas possibilidades de análise a partir do debate acerca do conceito de Segurança Nacional e Segurança Humana.

Biografia do Autor

Letícia Núñez Almeida, Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteiras - Lepif; Universidade Federal do Pampa - Unipampa.

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP, possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2007) e Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL (2001). Atualmente é Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteiras - Lepif e desenvolve atividades de ensino como Professora Substituta na Universidade Federal do Pampa- Unipampa. Desenvolveu atividades acadêmicas como pesquisadora visitante no Departamento de Sociologia da Universidad de la República del Uruguay, en Montevideo e é pesquisadora colaboradora do Centro Regional de Serviços para América Latina e o Caribe do United Nations Development Programme, UNDP (CRS-ALC), e do Instituto VORTEX - Integrative Science Improving Societies. Tem experiência em pesquisas relacionadas à temática das Fronteiras, das Políticas Públicas de Segurança, da Participação Popular e dos Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Edição

Seção

Artigos