Entre o imperialismo e o subimperialismo: a projeção brasileira à Bolívia e ao Peru nos governos Lula da Silva (2003-2010)

Autores

  • Rafael Teixeira de Lima PPGICAL UNILA

Resumo

Estudar a possibilidade de um subimperialismo brasileiro na região sul-americana no século XXI traz consigo a necessidade da compreensão de como se articula o conceito de imperialismo, teorizado e discutido no início do século XX, como a etapa superior do capitalismo monopolístico na visão de Lênin, em uma dinâmica que ganhava força. Mas também, como Ruy Mauro Marini utiliza as contribuições de Lênin, Bukharin, Hilferding, entre outros, para analisar a realidade brasileira e conceber o termo subimperialismo nos anos 1970. Para então apresentar a relação que o Brasil, e a união de seus diversos setores, estabelece com Bolívia e Peru em aspectos da integração da infraestrutura regional que permitem o resgate do conceito de subimperialismo como ferramenta fundamental para a compreensão da realidade regional. Este artigo busca apresentar e discutir tais aspectos.

Palavras-chave: Imperialismo, Subimperialismo, Brasil potência, Integração Regional, Neodesenvolvimentismo.

Biografia do Autor

Rafael Teixeira de Lima, PPGICAL UNILA

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); Atualmente pesquisa questões relacionadas à política brasileira de integração regional sul-americana dos governos petistas, subimperialismo, neodesenvolvimentismo e extrativismo.

 

Endereço: Rua Mal. Floriano Peixoto, 582, Centro, Foz do Iguaçu - PR. CEP: 86861020. E-mail: rafatdelima@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2017-02-06

Edição

Seção

Artigos