Cuba recebe Obama: perspectiva de mudanças na política externa e nas relações econômicas dos Estados Unidos em relação a Cuba

Autores

  • Domingos Alves de Almeida Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Julie Lemos Bohórquez Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar as mudanças na política externa e nas relações econômicas dos Estados Unidos em relação a Cuba, a partir do reestabelecimento das relações diplomáticas entre esses países, ocorrida em 2016. Buscamos refletir sobre os reais motivos e a conjuntura geopolítica que levaram a alteração da política externa dos EUA. Tomamos como recorte para o estudo o biênio 2015-2016, destacando as caraterísticas econômicas do aspecto turístico de Cuba. Adotamos esse período por considerar os anos mais significativos desse processo político de reaproximação. Analisamos o número de turistas visitantes, visitantes que pernoitam no país, ingressos turísticos e chegada de turistas internacionais por países. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental e realizamos análise quantitativa e qualitativa nos dados levantados. Na base epistêmica, recorremos às contribuições de Robert Putnam (2008) à análise de política externa, por meio de suas reflexões presentes na teorização dos Jogos de dois Níveis, que discorre sobre as relações existentes entre atores políticos da política externa e interna com grupos de interesse.

Palavras-Chave: Política Externa, Relações Econômicas, Estados Unidos, Cuba, Turismo.


Biografia do Autor

Domingos Alves de Almeida, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Integração Contemporânea da América Latina ­-ICAL e cursando Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas, pelo Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política - ILAESP, da Universidade Federal da Integração Latino-­Americana - UNILA. Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus de Imperatriz, com período sanduíche em Comunicación na Universidad Anáhuac Cancún - UAC (México), por meio do Intercambio Internacional do Programa de Bolsas Ibero-americanas, SANTANDER/UFMA 2013-2014, para estudantes de graduação. Foi Bolsista e é Pesquisador e Extensionista do Projeto Alcântara Maranhão - ALMA: Re)escrevendo as Histórias das Comunidades Quilombolas em Alcântara Maranhão, gestado no Grupo de Pesquisa Memórias, Diversidades e Identidades Culturais (CCSST/UFMA). É membro do Grupo de Pesquisa em Convergência e Narrativas Audiovisuais (CONNAU-UFMA) e Jornalismo, Mídia e Memória (JOIMP-UFMA). Pesquisador do Projeto Governando contra as notícias: o primeiro ano do governo Flávio Dino nas páginas do jornal O Estado do Maranhão. É militante do movimento negro pelo Centro de Cultura Negra Negro Cosme de Imperatriz (MA). Tem interesse pelas seguintes áreas: América Latina, Educação, Ações Afirmativas, Movimentos Sociais, Comunicação e Política, Relações Internacionais, História do Jornalismo, Televisão, Teatro e Cultura Negra.

Julie Lemos Bohórquez, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Integração Contemporânea da América Latina - ICAL e cursando Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas, pelo Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política - ILAESP, da Universidade Federal da Integração Latino­Americana - UNILA. Possui graduação em Cinema e Audiovisual também pela UNILA (2015). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema e audiovisual.

Downloads

Publicado

2017-06-19

Edição

Seção

Artigos