MÚSICAS NORTE-AMERICANAS DE PROTESTO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA

Autores

  • Annemeire Araujo de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Resumo

Este artigo expõe resultados de um estudo cujo objetivo foi compreender como se constituem os sentidos em algumas letras de músicas de protesto escritas nos Estados Unidos no século XX. Filiada à concepção bakhtiniana de texto e de discurso,a leitura aqui praticada acredita que todo texto se constitui por sua relação com outros textos e que, por esta razão, não é somente uma sequência de palavras e frases organizadas logicamente, mas uma unidade comunicativa formada por linguagem,sujeito,história e sociedade relacionados dialogicamente. A leitura dialógica dos textos selecionados demonstrou que o sentido nas músicas enquanto enunciados se dá pelo diálogo entre vozes que pertencem a diversos grupos sociais cujo interesse nem sempre é concordante, principalmente quando o assunto que lhes toca de modo comum diz respeito aos direitos civis. Pertencentes a religiosos, a governantes autoritários, a quem é a favor (ou contra) a guerra, aos que denunciam a omissão que atinge alguns e o preconceito que humilha outros,as vozes em diálogo trazem velhos e novos discursos à tona fazendo com que a música de protesto presuma responsividade aos avanços e retrocessos da sociedade estaduniense através das décadas.

 

Palavras-Chave: Músicas norte-americanas de protesto. Concepção bakhtiniana. Relações dialógicas. Linguagem.

Biografia do Autor

Annemeire Araujo de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Graduada em Letras - Língua Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (2005) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM. Faz parte do quadro de professores de Língua Inglesa - Secretaria Municipal de Educação e Desportos- onde vem atuando no ensino fundamental de alunos de escola regular e adquirindo experiência em Educação de Jovens e Adultos. Exerceu docência em Curso de Idiomas fomentado pela Fundação de Apoio Institucional Muraki - EST Idiomas de 2004 a 2014. Em dezembro de 2014 foi aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas e em novembro de 2017 obteve título de Mestra em Letras - Estudos da Linguagem - após comunicação de projeto de pesquisa no âmbito da análise de discurso dialógica. Atualmente é discente de Doutorado Interinstitucional (DINTER), curso oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília em parceria com a Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2018-08-22

Edição

Seção

Artigos