ENSINO PERSONALIZADO DE INGLÊS PARA ADULTOS

Autores

Resumo

 

Resumo: O  ensino e a aprendizagem da língua inglesa na idade adulta é o tema central deste artigo, que tem por objetivo propor um ‘ensino personalizado’ de inglês como segunda língua (L2), voltado para as necessidades e especificidades dos aprendizes. A inquietação que motivou este trabalho surgiu de posicionamentos negativos recorrentes, que parecem habitar o senso comum, sobre o aprendizado de inglês por adultos. Por meio de uma revisão bibliográfica, discorremos sobre a aquisição de L2, bem como sobre as principais características do aprendiz, nesse mesmo contexto. Abordamos também alguns dos aspectos afetivos que  impactam na aprendizagem na idade adulta, com ênfase na motivação. Verificamos, por fim, que as possíveis dificuldades de aprendizagem de L2 por adultos podem ser superadas, desde que a abordagem de ensino considere as idiossincrasias e necessidades desses aprendizes. As questões suscitadas neste artigo poderão ser úteis na elaboração de cursos e material didático, bem como na formação de professores para o ensino específico de inglês para adultos. 

Palavras-chave: Ensino personalizado; Aprendizes adultos; Inglês como segunda língua.

 

Biografia do Autor

Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva, Instituo de Estudos da Linguagem (IEL) - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutoranda e Mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Área de concentração: linguagem e educação. Especialista (lato sensu) em Recursos para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, pela Universidade Mackenzie, São Paulo (2012). Aplicadora e examinadora do Exame Celpe-Bras de proficiência em português para estrangeiros. Membro do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico (GEIA) do instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). Áreas de interesse: ensino e avaliação de línguas estrangeiras; inglês para fins específicos (ESP); inglês para aviação.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-08-22

Edição

Seção

Artigos