VOCABULÁRIO EM INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM BREVE ESTADO DA ARTE NO BRASIL

Autores

  • Bruno de Azevedo
  • Daniel Reschke Pires
  • Caroline Chioquetta Lorenset
  • Celso Henrique Soufen Tumolo

Resumo

Este artigo busca apresentar um levantamento acerca dos estudos realizados sobre ensino e aprendizagem de vocabulário em inglês como língua estrangeira, a fim de estabelecer um panorama das pesquisas realizadas no Brasil. Para atingir tal objetivo, pesquisamos em dois portais nacionais as seguintes palavras-chave: ensino de vocabulário inglês e aprendizagem de vocabulário, com a adoção alguns critérios: 1) os estudos deveriam ter sido realizados no Brasil por pesquisadores brasileiros; 2) os estudos poderiam ser dissertações, teses ou artigos publicados em revistas nacionais; e 3) os estudos deveriam estar publicados entre 2007 e 2017. Os resultados apontaram para 14 estudos, que foram divididos em 5 subáreas: os recursos tecnológicos e as hipermídias no ensino e aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira; vocabulário e leitura; livros didáticos e o ensino de vocabulário; percepções sobre o ensino e aprendizagem de vocabulário; e por fim, memória de trabalho e aprendizado de vocabulário. Dentre essas subáreas, encontramos um maior número de estudos que investigaram os recursos tecnológicos e as hipermídias no ensino e aprendizagem de vocabulário. Como conclusão, é possível dizer que estudos têm sido desenvolvidos para compreender o que significa conhecer vocabulário, como também compreender como seu desenvolvimento pode ser assistido, e que o conhecimento de vocabulário de uma língua estrangeira passa a ser gradativamente reconhecido como importante.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos