A CRÔNICA EM VERSO DE W. H. AUDEN Um relato dos tempos a Lord Byron

Autores

  • Angie Miranda Antunes Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Poesia, Crônica, Sociedade, W. H. Auden, Lord Byron.

Resumo

RESUMO: Nos mais de quarenta anos de escrita, a poética de W. H. Auden (1907-1973) deixou de ser a modernista que recebeu das mãos de T. S. Eliot (1888-1965), sofrendo um processo de desvinculação dos atributos do movimento inglês, ganhando uma gama de formas e temas, ora inovadores, ora resgatando o passado combatido pelas estéticas modernistas. Em Letter to Lord Byron, Auden escolhe uma forma já empregada por Geoffrey Chaucer (1343-1400) e William Shakespeare (1564-1616) em seus poemas de fôlego. Aos moldes de uma crônica, o poeta descreve os hábitos ordinários da sociedade europeia do início do século XX, sem descurar do olhar impiedoso sobre a tensão entre os avanços tecnológicos e a mesmice das amarras sociais, e ainda achincalhando as habilidades textuais que teriam rendido fama a Byron. Neste recorte aproximaremos as observações contidas no poema às teorias elaboradas ao longo do século XX por Walter Benjamin e Jean Baudrillard. 

Biografia do Autor

Angie Miranda Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda no Programa de Pòs-graduação em Letras: Estudos Literários.

Referências

AUDEN, W, H . Collected Poems. MENDELSON , Edward (org.).Nova York : Vintage Books, 1991.

BENJAMIN, Walter. “Experiência e pobreza” In: Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo : Brasiliense, 1994, p.114-119.

BAUDRILLARD , Jean. A troca simbólica e a morte. trad.: Maria Stela Gonçalves e Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

BRADBURY. M & MCFARLANE. J. “O nome e a natureza do modernismo”. In : ____________ (org.). Modernismo: Guia geral. 1890-1930. Trad.: Denise Bottman. São Paulo : Companhia das Letras, 1989, p. 13 a 41.

EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Trad.: Maria Lucia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Trad.: Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Edição

Seção

Artigos