A (RE)LEITURA DA SAGA DAS “FILHAS DO REI” EM BRIDE OF NEW FRANCE (2011), DE SUZANNE DESROCHERS

Autores

  • Gilmei Francisco Fleck Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Beatrice Uber Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Romance Histórico Contemporâneo de Mediação, Literatura Canadense, Bride of New France (2013), Suzanne Desrochers.

Resumo

Ao analisar o romance Bride of New France ([2011] 2013), da canadense Suzanne Desrochers, objetivamos mostrar como se deu a inserção da mulher branca europeia na Nova França, o atual Canadá, durante o século XVII, pelo viés da ficção. As jovens, destinadas a essa terra recém-descoberta, foram nomeadas como “filhas do Rei” e tinham a tarefa de casar com colonizadores brancos, bem como deles gerar filhos. Nesse fato histórico se apóia a ficção de Desrochers. De acordo com Zug (2016), a presença feminina serviria como incentivo para que os desbravadores não retornassem a sua terra natal e, ademais, povoassem o local recém-anexado à coroa francesa. A narrativa híbrida, que mescla história e ficção, apresenta a chegada a nova terra, o casamento e o processo de adaptação das personagens que representam as “filhas do Rei”. Trata-se de uma obra romanesca que não corrobora com a versão historiográfica apresentada pelos disseminadores do discurso falocêntrico, mas que relê, criticamente, o processo de inserção das mulheres no Canadá, por meio da ficção, possibilitando a expressão da voz feminina antes excluída da escrita hegemônica do passado. Dessa maneira, diferentes perspectivas desse passado são desveladas e a história “vista de cima” cede espaço para aquela “vista de baixo”, isto é, a perspectiva feminina desse processo. Assim, a ficção desconstrói a versão oficial do passado. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como arcabouço teórico, entre outros, os pressupostos de Sharpe (1992), Runyan (2010), Fleck (2007; 2011), e Zug (2016).

Biografia do Autor

Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Gilmei Francisco Fleck - Professor Associado da UNIOESTE/Cascavel-PR-Brasil na Graduação em Letras, nas áreas de Literatura e Cultura Hispânicas, na Pós-graduação em Letras (Mestrado Acadêmico e doutorado) nas áreas de Literatura Comparada e Tradução e no Mestrado profissional – Profletras- Cascavel-PR na área da Leitura do texto Literário. Pós-doutor em Literatura Comparada e tradução pela UVigo-Espanha, com bolsa da CAPES. Doutor em Letras pela UNESP/Assis. Coordenador do PELCA: Programa de Ensino de Literatura e Cultura. Coordenador do Projeto de pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. E-mail: chicofleck@yahoo.com.br

Beatrice Uber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, em 2013; especialista em Língua Inglesa: Estudos Linguísticos, Literários e Culturais pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz em 2016; mestranda na área de Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados e Literatura pela Unioeste, campus de Cascavel. Integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, coordenado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck. Colaboradora do projeto de extensão “Estudos das teorias contemporâneas de análise literária”, vinculado ao PELCA – Programa de Ensino de Literatura e Cultura/PROEX-Unioeste-Cascavel. E-mail: bea_uber@hotmail.com

Referências

ALBUQUERQUE, A. B.; FLECK, G. F. Canudos: conflitos além da guerra – entre o multiperspectivismo de Vargas Llosa (1981) e a mediação de Aleilton Fonseca (2009). Curitiba: CRV, 2015, 194 p.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo: a experiência vivida. 7.ed. Tradução: Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990, 503 p.

CANDIDO, A. A personagem do romance. In: CANDIDO, A. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007, p. 51-80.

DESROCHERS, S. Bride of New France. New York: Norton &Company, 2013, 294 p.

FLECK, G. F. A conquista do “entre-lugar”: a trajetória do romance histórico na América. Gragoatá, v. 12, p. 149-167, 2007.

FLECK, G. F. Gêneros híbridos da contemporaneidade: o romance histórico contemporâneo de mediação – leituras no âmbito da póetica do descobrimento. In: RAPPUCI, C. A.; CARLOS, A. M. Cultura e representação: ensaios. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2011, p. 81-95.

JOHNSTON, M. To Have and to Hold. La Vergne: Richard B. Foster, 2016, 407 p.

MIRANDA, A. Desmundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, 213p.

PERROT, M. Minha história das mulheres. 2.ed. Tradução: Angela M. S. Côrrea. São Paulo: Contexto, 2012, 190 p.

RUNYAN, A. K. Daughters of the King and Founders of a Nation: les filles du roi in New France. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - University of North Texas, Denton.

SHARPE, J. A história vista de baixo. In: BURKE, P. A escrita da história: novas perspectivas. Tradução: Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1992, p. 39-62.

WILLIAMS, S. R. Demeter’s Daughters: the Women who Founded America: 1587-1787. New York: Atheneum, 1976, 359 p.

ZUG, M. A. Buying a Bride: an Engaging History of Mail-Order Matches. New York: New York University Press, 2016, 305 p.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Edição

Seção

Artigos