INFLUÊNCIAS AMERICANAS E INGLESAS NO ENSINO DE INGLÊS NO BRASIL OITOCENTISTA: PROSÓDIA INGLEZA (1878)

Autores

  • Elaine Maria Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

língua inglesa, século XIX, Prosodia Ingleza, linguística histórica.

Resumo

As primeiras referências ao ensino de língua inglesa, em terras brasileiras, são datadas de 1710, quando do início das Aulas de Fortificações, planejadas desde 1699, com finalidades práticas, ligadas à necessidade de defesa da costa brasileira contra as constantes tentativas de invasão (OLIVEIRA, 2006). Desde então, foram poucas as oportunidades de ensino de inglês, tendo em vista a imponência do francês, que detinha a carga de ser a língua de acesso à cultura e ao conhecimento. No século XIX, o ensino da língua inglesa começou a ganhar mais espaço, passando a ser exigido como pré-requisito para entrada nos Estudos Maiores e obrigatório no Collegio de Pedro II. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo analisar as influências norte-americanas e inglesas no que se refere ao ensino de língua inglesa no Brasil oitocentista, fazendo um paralelo com as disputas verificadas com o francês para o estabelecimento de um campo de trabalho. Para tanto, foram analisados anúncios de jornais, a legislação do século XIX e o compêndio Prosodia Ingleza, publicado em 1878, por Jasper Harben.

Biografia do Autor

Elaine Maria Santos, Universidade Federal de Sergipe

Elaine Maria Santos é Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS, mestre em Letras e doutora em Educação, pela mesma insitituição.

Referências

ALMANAK ADMINISTRATIVO MERCANTIL E INDUSTRIAL DO RIO DE JANEIRO PARA O ANNO BISSEXTO DE 1844. Primeiro anno. Rio de Janeiro: Eduardo e Henrique Laemmert, 1843.

ALMANAK ADMINISTRATIVO MERCANTIL E INDUSTRIAL DA CORTE E PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PARA O ANNO DE 1850, por Eduardo von Laemmert. Decimo Setimo anno. Rio de Janeiro: Eduardo e Henrique Laemmert, 1850.

ALMANAK ADMINISTRATIVO MERCANTIL E INDUSTRIAL DA CORTE E PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PARA O ANNO DE 1860, fundado por Eduardo von Laemmert, dirigido por Carlos Guilherme Haring. Decimo Setimo anno. Rio de Janeiro: Eduardo e Henrique Laemmert, 1860.

BRASIL. Collecção das Leis do Brasil de 1809: índice das Decisões. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1891.

______. Annaes do Senado do Imperio do Brasil. Quarto Anno da Decima Legislatura. Sessão 1860. Do 1º a 31º de julho. Volume III. Rio de Janeiro: Typ. do Correio Mercantil de M. Barreto, Filhos & Octaviano, 1860.

______. Collecção das Decisões do Governo do Imperio do Brasil de 1837. Parte III. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1861.

Janeiro: Editora Objetiva LTDA, 2012.

CASTANHA, André Paulo. O Ato Adicional de 1834 e a instrução elementar no império: descentralização ou centralização? São Carlos: UFScar. Tese de doutorado da Universidade Federal de São Carlos, 2008.

DIARIO DO BRAZIL. Anno III, N. 86. Rio de Janeiro, 15 de junho de 1883.

______. Anno II, N. 85. Rio de Janeiro, 16 de abril de 1882.

______. Anno II, N. 89. Rio de Janeiro, 21 de abril de 1882.

FREYRE, Gilberto. Ingleses no Brasil: aspectos da influência britânica sobre a vida, a paisagem e a cultura do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora/MEC, 1977.

HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. O ensino secundário no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

HARBEN, Jasper L. Prosodia Ingleza. Novo methodo para aprender a pronunciar e fallar com facilidade todas as palavras da lingua ingleza. Rio de Janeiro. Em Casa do Auctor. Externato Jasper, 1878.

HEWITT, James Edwin. Graduated English reader. Estrada suave para o perfeito conhecimento da lingua ingleza mediante excerptos escolhidos e gradativamente coordenados dos melhores autores ingleses e norte-americanos para uso de seus discípulos. Rio de Janeiro: Paulo de Azevedo & Cia, 1885.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. O tempo saquarema: a formação do estado imperial. Rio de Janeiro: ACCESS, 1999.

OLIVEIRA, Betty Antunes de. Alguns dados históricos da vinda de norte-americanos ao Brasil no Séc. XIX. In: http://www.pibrj.org.br/historia/arquivos/DadosImigracaoAmericana.pdf. 2008. Acesso em 30 de novembro de 2016.

OLIVEIRA, Luiz Eduardo. A instituição das línguas vivas no Brasil: o caso da Língua Inglesa (1809-1890). Tese de Doutorado – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Histórica, Política e Sociedade. São Paulo, 2006.

SANTOS, Elaine Maria. Entre a tradição e a inovação: professores e compêndios de inglês do século XIX. Tese de Doutorado – Universidade Federal de Sergipe. Programa de Pós-graduação em Educação. São Cristóvão, 2017.

TILBURY, Guiherme Paulo. Arte ingleza, offerecida ao illustrissimo Senhor Visconde de Cayru. Rio de Janeiro: Na Typographia Imperial e Nacional, 1827.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos