A INADEQUAÇÃO DO CONCEITO DE BILDUNGSROMAN EM MRS. DALLOWAY

Autores

  • Juliana Pimenta Attie

Palavras-chave:

Bildungsroman, Mrs. Dalloway, Virginia Woolf.

Resumo

Por se tratar de um romance que retrata a trajetória de uma personagem a caminho do desenvolvimento pessoal, alguns críticos consideram o romance Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf, como uma espécie de Bildungsroman feminino, conceito que apresenta mesma essência do Bildungsroman tradicional, mas com algumas diferenças na forma como a trajetória é empreendida e, principalmente, na conclusão. No entanto, o presente trabalho busca investigar como o conceito se mostra difícil de adequar no romance em questão, devido a uma série de fatores, em especial, a forma como certas personagens, particularmente Septimus Warren Smith, influenciam a trajetória da protagonista Clarissa Dalloway. Ainda que a narrativa relate a história de vida de uma mulher já na idade adulta, cuja infância e adolescência são trazidas ao leitor por meio de recordações – características elencadas ao Bildungsroman feminino – a personagem não rompe totalmente da sociedade, tampouco se integra a ela. Nesse intento, além da análise do romance, o artigo se apoia também na fortuna crítica que o acompanha e em textos sobre o Bildungsroman tradicional e o feminino.

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