ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ORAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS/LE UTILIZADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Givanildo Silva Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Joara Martin Bergsleithner Universidade de Brasília
  • Vânia Lúcia Menezes Torga Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Livro didático, língua estrangeira, língua inglesa, atividades e tarefas de produção oral.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as Atividades de Produções Oral (APO) que compõem duas coleções de Livro Didático (LD) de inglês como Língua Estrangeira (LE), intitulados English for All e Globetrekker, inseridas nos últimos anos na escola pública nacional, através do PNLD (2012), tendo como meta principal verificar que tipos de atividades orais compõem as duas coleções, a fim de se perceber se as coleções poderiam contribuir para um melhor desenvolvimento da habilidade oral no ensino de língua inglesa (LI). Para tanto, este estudo embasou-se no diagrama de Littlewood (2004), o qual apresenta um continuum com diferentes estilos de aprendizagem a partir do Foco nas Formas até o Foco no significado, no qual foi possível classificar os tipos de APO presentes nas duas coleções. Para um melhor embasamento do estudo, tomaram-se como referenciais teóricos autores que discutem o LD (LAJOLO, 1996; CORACINE, 1999; PNLD, 2012), a habilidade oral (BERGSLEITHNER, 2009. PENNY, 1991) e a Abordagem Baseada em Tarefas (PRAHBU, 1987; ELLIS, 2003; WILLIS, 1996), dentre outros. Os resultados mostram que uma das coleções apresenta atividades orais com o foco de instrução na forma, que se caracterizaram como tarefas comunicativas, que conduzem os aprendizes a usar a língua explorando mais o significado, sem desprezar os aspectos formais da mesma. Portanto, essa coleção proporciona oportunidades para os aprendizes obterem um melhor desenvolvimento da habilidade oral em LE.

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