O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ORAL EM INGLÊS COMO L2 MEDIADO PELO VOICETHREAD EM CONTEXTO HÍBRIDO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Lorena Azevedo de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Janaína Weissheimer Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

produção oral, aprendizagem de inglês como L2, VoiceThread.

Resumo

RESUMO: VoiceThread (VT) é uma ferramenta assíncrona que permite a criação de apresentações orais. A experiência híbrida com o VT permite que o aprendiz planeje sua fala e a edite inúmeras vezes antes de publicá-la online. Neste contexto, o presente estudo visa verificar de que forma a prática sistemática com oVT, em uma abordagem híbrida, impacta a produção oral dos aprendizes(em termos de fluência, acurácia e complexidade) e a capacidade de noticing. A fim de responder a essa questão, 49 aprendizes de inglês como L2 foram divididos em um grupo experimental e um grupo controle. O grupo experimental foi exposto a atividades com o VT e, por meio de um pré e um pós-teste, verificamos se essa prática influenciaria positivamente sua produção oral (em termos de fluência, acurácia e complexidade) e sua capacidade de noticing de estruturas gramaticais. Esses resultados foram comparados aos escores do pré e do pósteste do grupo controle, que não foi exposto ao VT. Os resultados apontam que há um impacto positivo da ferramenta VT sobre a produção oral dos aprendizes.

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