AS RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA, CULTURA, MÚSICA E O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE LINGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Paula Graciano Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Palavras-chave:

Música. Língua. Cultura. Ensino-aprendizagem. Língua estrangeira.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as relações entre língua, cultura, música e o uso desse recurso no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira a partir de um referencial teórico multidisciplinar embasado em estudos de Linguística Aplicada, Sociologia, Musicologia, Musicoterapia e Psicologia. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, cujos dados são provenientes de transcrições de gravações em áudio e vídeo de aula, entrevista e sessões reflexivas. Apresentamos e analisamos as ações e declarações de dois professores de inglês em relação ao uso de canções em suas aulas visando ao trabalho com temas socioculturais, e suas reflexões a respeito das relações existentes entre língua, música e cultura. Os resultados indicam que, para os participantes, a música pode ser utilizada como rico recurso didático para fomentar discussões acerca de assuntos polêmicos, conteúdos sociolinguísticos e sócio-históricos. Observamos, ainda, que, na perspectiva dos participantes, o discurso musical se relaciona intimamente à representação de grupos e épocas da história e à noção de preconceito linguístico

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