OS CAMINHOS DO LETRAMENTO VISUAL: UMA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL

Autores

  • Sâmia Alves Carvalho Universidade Federal do Ceará
  • Cleudene de Oliveira Aragão Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Material didático, Letramento visual, Multimodalidade.

Resumo

O objetivo central do estudo é tentar lançar luzes sobre quais os caminhos do letramento visual na sala de aula virtual. Para tanto, analisamos o material didático online de quatro disciplinas de um Curso de Licenciatura em Letras (inglês) – modalidade a distância. Desenvolvemos a análise à luz dos conceitos de multiletramentos e letramento visual (THE NEW LONDON GROUP, 1996), das metafunções da linguagem visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e das relações texto-imagem de Roland Barthes (1977). Primeiro fizemos um levantamento das ocorrências de imagens no material didático, em seguida, dividimos essas imagens em três categorias de acordo com os tipos de imagens que foram encontradas; por último, analisamos as imagens em busca de elementos que apontassem no sentido da exploração para o desenvolvimento do letramento visual e crítico. Os resultados mostram que, embora haja uma tentativa de uso das imagens no material (foram encontradas setenta e duas imagens), não existe trabalho sistemático ou teoricamente embasado que trabalhe na direção do letramento visual ou letramento visual crítico.Não foram encontradas propostas de atividades que trabalhem com as funções que as imagens desempenham nas construções de sentido e de ideologias. O que reforça, portanto, a ideia de que, apesar da invasão das imagens nos contextos online de interação, ainda existe uma supremacia do texto verbal escrito, mesmo em materiais que são utilizados via internet – um dos meios nos quais mais se encontram composições visuais construindo sentido.

Downloads

Edição

Seção

Artigos