Na urdidura das narrativas com barrageiros: as tramas formadas pela psicossociologia e a hermenêutica

Autores

  • Daniele Almeida Duarte
  • Cristina Amélia Luzio

Palavras-chave:

Narrativa, Barrageiro, Psicossociologia, Hermenêutica.

Resumo

Ao partir de um tripé teórico-metodológico constituído nas intersecções da psicossociologia, da narrativa e da hermenêutica, busca-se debater os conceitos norteadores que forneceram os fios teórico-conceituais para a tessitura do desenho de pesquisa que referenciou o trabalho de campo realizado com narrativas de barrageiros. Com a entrevista-narrativa, como técnica para a produção de narrativas, e a psicossociologia em diálogo com fundamentos da hermenêutica, foi possível conferir meios para que houvesse um redimensionamento da relação pesquisador-pesquisado e fundamentos para a transdisciplinaridade – o que permitiu promover tramas coesas para a produção do conhecimento científico acerca do objeto de estudo em cena. Reconhece-se que essa combinação profícua possibilita apreender a existência singular e coletiva do fenômeno, sem dispensar a subjetividade dos sujeitos que vivem essas histórias narradas em uma conjuntura. Contudo, por conter elementos novadios, convida outros pesquisadores a explorar o espectro que esse tripé comporta.

Biografia do Autor

Daniele Almeida Duarte

Professora Adjunta do departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM – Maringá-PR). Doutora em Psicologia e Sociedade, na linha Subjetividade e Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Assis-SP).

Cristina Amélia Luzio

Livre Docente em Saúde Mental e Saúde Coletiva e professora do programa de pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Assis-SP).

Downloads

Publicado

2015-03-16