Jean-Jacques Rousseau e a vida feliz

Autores

  • Fabio de Barros Silva UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei
  • Tamíris Moreira Simão UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ética, Educação, Felicidade.

Resumo

Considerando, especialmente, a ideia de que “estar acordo consigo mesmo”, associado ao encontro com o semelhante, constitui um dos aspectos essenciais da vida feliz, o trabalho procura discutir o tema da formação humana vinculada à conquista da felicidade no Emílio ou da educação [1762], de Jean-Jacques Rousseau. Para isso, pretende considerar os elementos críticos da visão de Rousseau a respeito da condição humana na sociedade de seu tempo, por meio da análise dos dois primeiros discursos, a saber, o Discurso sobre as ciências e as artes [1752] e o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens [1755], de textos autobiográficos, tais como as Quatro cartas ao Sr. de Malesherbes [1762], e do próprio Emílio ou da Educação

Biografia do Autor

Fabio de Barros Silva, UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei

Graduado em Filosofia (1999) pela UFSJ, mestre (2004) e doutor (2008) em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto do Departamento de Filosofia e Métodos da Universidade Federal de São João del-Rei - DFIME/UFSJ.

Tamíris Moreira Simão, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Filosofia (2015) pela UFSJ. Atualmente é mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais sob orientação do Prof. Dr. Newton Bignotto (UFMG).

Downloads

Publicado

2015-12-14

Edição

Seção

Artigos