Experiência hermenêutica em Gadamer: da reabilitação dos preconceitos ao conceito de experiência hermenêutica

Autores

  • Almir Ferreira da Silva Júnior Universidade de São Paulo
  • Maria dos Santos Lopes UFPI

Palavras-chave:

Hermenêutica, Epistemologia, Gadamer, Preconceito, Experiência.

Resumo

Resumo: 

Este artigo discute a precompreensão em Gadamer, enquanto questão epistemológica central de uma hermenêutica verdadeiramente histórica e experiencial. Focaliza a crítica de Gadamer à Hermenêutica Filosófica Moderna, em seu caráter teórico e metódico, como contraponto ao seu novo paradigma de verdade, a saber, o da redefinição do conhecimento pela experiência histórica que admite a compreensão pelos preconceitos (positivos) e não somente negativos, a despeito do Iluminismo. Ressalta-se a importância da noção gadameriana de preconceito como elemento conceitual imprescindível para a ressignificação da hermenêutica da experiência (Erfahrung).

Palavras-chave: Hermenêutica, Epistemologia, Gadamer, Preconceito, Experiência.

L'EXPÉRIENCE HERMENEUTIQUE: dès la réhabilitation des pre-juges au concept de l'expérience herméneutique.

Résumé:

Cet essai discute la précompréhension en Gadamer comme question épistémologique centrale d'une herméneutique essencielement historique et expérientielle. Il focalise la critique de Gadamer à l'herméneutique philosophique moderne, en son caractère théorique et méthodique, comme contrepoint à son nouveau paradigme de vérité, à savoir, de la redéfinition de la connaissance par l'expérience historique qui admet la compréhension par des préjugés (positifs) et non seulement négatifs, au contraire de l’Illminisme. Nous soulignons l'importance de la notion gadamerienne de préjugé comme élément conceptuel vital pour la resignification de l'herméneutique de l'expérience(Erfahrung).

Mots clés: Herméneutique, Épistémologie, Gadamer, Préjugé, Expérience.

Biografia do Autor

Almir Ferreira da Silva Júnior, Universidade de São Paulo

O professor Almir Ferreira da Silva Júnior concluiu doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2006). Sua área de pesquisa na filosofia é Hermenêutica contemporânea e Estética. Atualmente é professor adjunto II, no Departamento de Filosofia ,na Universidade Federal do Maranhão e líder do grupo de pesquisa Estudos de Filosofia e Hermenêutica.

Maria dos Santos Lopes, UFPI

Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (2001), Pós-Graduação em Filosofia Clínica pela Faculdade Bagozzi/Instituto Packter e em Ética e Política pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão-IESMA. Atualmente é mestranda em Filosofia na Universidade Federal do Piauí e bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2014-04-03