Notas sobre a noção de mímesis na Poética de Aristóteles

Autores

  • Thiago Quirino Silva Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

MÍMESIS. TRAGÉDIA. POÉTICA. ARISTÓTELES.

Resumo

Resumo

O presente trabalho versa sobre a noção de mímēsis, tal como ela aparece na Poética de Aristóteles. Embora não disponhamos de uma definição de mímēsis por parte do Estagirita, a análise dos usos dessa noção feitos ao longo do tratado nos releva que a imitação, característica essencial da poesia, nada tem a ver com um realismo grosseiro. A interpretação da mímēsis como a mera reprodução de um objeto-modelo não parece se aplicar ao conceito aristotélico. Esta noção se caracteriza, antes, por uma representação possível do real. Na medida em que se encontra no âmbito do que é verossímil e possível, a mímēsis se liberta do comprometimento com a expressão da verdade na arte.

Abstract 

This article aims to approach the notion of mímēsis, as it is shown in the Aristotle's Poetics. Although we do not have a definition of mímēsis made by the Stagirite, the analysis of the uses of this notion made throughout the treatise reveals that imitation, essential characteristic of poetry, has nothing to do with a coarse realism. The interpretation of mímēsis as a mere reproduction of an object-model does not seem to apply to the Aristotelian concept. This notion is characterized, rather, by a possible representation of the real. In so far as it falls within the scope of what is verisimilar and possible, the mímēsis is freed from the commitment to the expression of truth in art.

Biografia do Autor

Thiago Quirino Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Filosofia com habilitação em licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é mestrando em Filosofia pela mesma instituição. Pesquisa na área de Filosofia Grega, com especial interesse no pensamento de Aristóteles. É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Filosofia Antiga (UFSC).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-12-22