Fenomenologia e educação: uma crítica à redução da pedagogia à metodologia

Autores

  • Lucas Costa Roxo Unisinos

Palavras-chave:

Palavras chaves, fenomenologia, objetivismo, educação, pedagogia, metodologia.

Resumo

A separação entre consciência e realidade ocorrida a partir de Descarte com o racionalismo e suas conseqüências, atinge todas as ciências. A realidade passa a ser representação. O mundo se torna virtualidade. A educação sofre influência do objetivismo e, a pedagogia, como ciência da educação, é reduzida à metodologia. A pedagogia, em certo sentido, fragmentou-se. Sua preocupação não mais se volta para o ideal do dever-ser que é colocado pela educação, mas passa a se preocupar com formas, técnicas e metodologias. A preocupação da pedagogia com o conhecimento passa a não ser mais de meio, mas de finalidade. A fenomenologia surge também com a preocupação de superar a antinomia entre sujeito e objeto decorrente do idealismo e do racionalismo. O objetivo desse texto é mostrar a partir do texto de Edmund Husserl, a Crise da Humanidade Européia, que o objetivismo incrustado nas ciências humanas atingiu a educação e, conseqüentemente, a pedagogia como ciência desta reduzindo a pedagogia à metodologia, bem como à biopsicopedagogização da mesma. Usa-se a metodologia expositiva, baseada em pesquisa bibliográfica e sistematização da prática.

Biografia do Autor

Lucas Costa Roxo, Unisinos

Possui graduação em licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário La Salle. Pós-Graduação estrito senso-Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos. É supervisor da EJA ensino fundamental e médio, professor de Filosofia e Sociologia no ensino médio. Pesquisa em Filosofia com ênfase em epistemologia, educação e processos de aprendizagem; consultor de cursos de extensão formação continuada nos projetos da Unisinos/SESI.

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Publicado

2010-10-13

Edição

Seção

Artigos