Experiência estética e formação em Hegel e Goethe

Autores

  • Artur Bispo Santos Neto Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Estética, exteriorização, rememoração, autoconsciência, romance.

Resumo

O presente texto tem como ponto de partida a afirmação da relevância da consciência de si no processo de elucidação da natureza do fenômeno estético. Nesse aspecto, maximizamos a experiência estética como a experiência nodal no contexto abrangente das diferentes experiências apresentadas e desenvolvidas na Fenomenologia do espírito de Hegel. Para perfazer esse itinerário recorremos aos empréstimos da reflexão desenvolvida na grande Estética de G. Lukács, que destaca a primazia da autoconsciência na formulação de uma estética objetiva. O desvelar da estrutura do movimento duplicado da consciência de si serve como ponto de inflexão para a compreensão do desenvolvimento pedagógico representado nas personagens constituintes do romance de formação (Bildungsroman) de Goethe, Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister.

Biografia do Autor

Artur Bispo Santos Neto, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas, Doutor em Letras e Mestre em Filosofia, desenvolve pesquisa na área de estética e dialética, com área de atuação na Filosofia Moderna e Contemporânea.

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Publicado

2010-10-13

Edição

Seção

Artigos