A dimensão metacientífica das propostas de síntese do conhecimento evolutivo

Autores

  • Leonardo Augusto Luvison Araújo Pesquisador de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Evolução Biológica, Síntese Evolutiva, Síntese Evolutiva Estendida, Filosofia da Biologia, História da Biologia

Resumo

Em suas propostas ambiciosas de revisão e unificação da teoria evolutiva, os biólogos não apresentam apenas alegações científicas, mas mobilizam também categorias históricas e filosóficas. As principais propostas de síntese do conhecimento evolutivo – conhecidas como Síntese Evolutiva e Síntese Evolutiva Estendida - expressam visões metacientíficas, com um papel fundamental da História e Filosofia da Biologia. O presente estudo tem como objetivo analisar a dimensão metacientífica destas propostas de síntese a partir dos argumentos apresentados por alguns dos seus proponentes. A principal questão abordada em relação à Síntese Evolutiva é a chamada retórica de unificação, baseada em uma historiografia produzida por evolucionistas como Julian Huxley e Ernst Mayr. Nessa narrativa, os oponentes da Síntese Evolutiva se comportam irracionalmente e mantêm visões com falhas óbvias. Em relação à Síntese Evolutiva Estendida, pretende-se analisar uma tensão na argumentação dos seus proponentes: recorrentemente é apresentada uma narrativa histórica continuísta e linear que conflita diretamente com as aspirações científicas e filosóficas apresentada pelos autores, os quais estabelecem mudanças substanciais na estrutura teórica da biologia evolutiva contemporânea.

Biografia do Autor

Leonardo Augusto Luvison Araújo, Pesquisador de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) e mestre em Genética e Biologia Molecular na UFRGS.

Downloads

Publicado

2020-10-03