Ética, Justiça e Educação: o papel das instituições justas em Paul Ricoeur

Autores

  • Regiano Bregalda Universidade de Passo Fundo

Resumo

O artigo aborda a contribuição ricœuriana à educação, refletida especialmente a partir dos prismas da ética, da justiça e das instituições justas. Defende-se que o vínculo entre ética e justiça se dá nas instituições, aquelas que garantem a cada sujeito o seu direito. Disso resulta a contribuição elementar para refletir acerca da educação e dos processos educativos, já que ambos são mediados por instituições. Para fundamentar essa posição, a argumentação deste artigo se desdobra em três seções. Na primeira parte o texto busca recuperar a visada ética ricœuriana explorando especialmente o enunciado nuclear do seu pensamento: visar a verdadeira vida com e para o outro em instituições justas, elencada na obra O si mesmo como outro. A segunda parte do texto recupera o conceito de justiça e suas implicações para a vivência social. E, por fim, na terceira parte, procura-se elucidar a contribuição do pensamento ricœuriano à educação, explorando especialmente os conceitos de reconhecimento, instituições, justiça e sujeito capaz.

Biografia do Autor

Regiano Bregalda, Universidade de Passo Fundo

Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (2011 - Bacharel e 2018 Licenciado) e em Teologia pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (2014). Mestrado em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu-UPF (2017) e doutorando pelo mesmo programa, com período sanduíche na EHESS - Paris e no Fonds Ricoeur.

Referências

BENTES, Hilda Helena Soares. O sujeito do direito no conceito de justo de Paul Ricœur e sua importância para os direitos humanos. Disponível em: < http://www.cifmp.ufpel.edu.br/anais/1/cdrom/mesas/mesa3/01.pdf >. Acesso em 12/11/2015.

CESAR, Constança Marcondes. Hermenêutica francesa. Paul Ricœur. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

MARTINI, Rosa Maria Filippozzi. Buscando, na obra de Ricœur, indícios de uma antropologia e seu significado para a educação. Disponível em: < http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Filosofia_da_Educacao/Trabalho/02_15_32_3212-7583-1-PB.pdf>. Acesso em 10/01/2016.

MUNOZ, Felicidade Aparecida Gouvea. Justiça e sabedoria: prática em Paul Ricœur. 2011. Dissertação (Mestrado em filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade São Judas Tadeu.

PADILHA, Rafael Alves. Entre o bom e o legal: Ricœur e a noção de justiça. 2012. Dissertação (Mestrado em filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria.

RICŒUR, Paul. Interpretação e ideologias. Tradução de Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.

______. Para uma ética do compromisso. Entrevista realizada por Jean-Marie Muller e François Vaillant e publicada pela revista Alternatives Non-Violentes, nº80, Outubro de 1991.

______. Leituras 1: Em torno ao político. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1995.

______. Leituras 3: Nas fronteiras da filosofia. Tradução de Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo: Loyola, 1996.

______. O justo ou a essência da justiça. Tradução de Casco Casimiro. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

______. Percurso do reconhecimento. Tradução de Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo: Loyola, 2006.

______. Outramente. Tradução de Pergentino Stefano Pivatto. Petrópolis: Vozes, 2008.

______. O justo 1. Tradução de Ivone Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

______. O justo 2. Tradução de Ivone Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

______. Ética e Moral. Tradução de António Campelo Amaral. Colecção Textos Clássicos Lusosofia, Covilhã, 2011.

______. Amor e justiça. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

______. O si-mesmo como um outro. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

RIBEIRO, Lúcia de Fátima. Ética, justiça e educação no pensamento de Paul Ricœur. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.

ROSSATTO, Noeli Dutra. Viver bem: ética e justiça. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/leaf/formularios/7606ecc02fcddea8a1ca9eb58f7cb8e7.pdf>. Acesso em 22/03/2015.

ROSSETTI, Ricardo. Justiça em Paul Ricœur: Uma hermenêutica do homem justo. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-graduação. Pontifica Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Artigos