Os pressupostos democráticos e antiliberais do feminismo socialista de Carole Pateman

Autores

  • Susana de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

contrato sexual, esfera privada, esfera pública, contrato original, liberalismo, democracia

Resumo

O presente texto almeja apresentar ao leitor alguns dos principais temas da filosofia política de Carole Pateman. Sua crítica ao liberalismo contratualista permeia sua obra principal, The Sexual Contract. Defende que é impossível reivindicar o fim da subordinação da mulher no casamento utilizando-se da teoria política liberal. Sua tese principal é a de que o patriarcado não acabou com o liberalismo, ele apenas se transformou. A base do contrato original, sua condição de possibilidade, é o que ela chama de contrato sexual. Ao omitir qualquer referência ao contrato sexual, a história oficial do liberalismo contratualista induz a que se acredite que a subordinação da mulher no casamento e seu exílio social tenham sido um mero detalhe na criação da sociedade civil, facilmente contornável. Para Pateman, o contrato sexual não foi um detalhe, mas a condição da criação igualdade civil.

Biografia do Autor

Susana de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Filosofia pela Ludwig Maximilian Universität München, Professora associada do departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da UFRJ. Coordena o laboratório Antígona de Filosofia e Gênero.

Referências

BRASIL. Lei n. 3.071, de 1º de janeiro de 1916. Código Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/L3071.htm>. Acesso em: 05 de nov. 2018

PATEMAN, Carole. The Sexual Contract. Stanford, California: Stanford University Press, 1988b.

__________, BRENNAN, Teresa. Mere auxiliaries to the commonwealth: women and the origins of liberalism. In: Political Studies, Vol. XXVII, No. 2, pp. 183-200, 1979.

_________. The patriarchal welfare state: women and democracy. In: Gutman, Amy. Democracy and the Welfare State. Princeton University Press, 1988b.

SAFFIOTI, Heleieth I.B. Gênero patriarcado, violência. São Paulo: Perseu Abramo, 2004.

Downloads

Publicado

2019-02-28